Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27896
Título: Mecanismos relacionados à trombocitopenia em pacientes afetados pela Covid-19
Autor(es): Souza, Maurício Matheus Dantas Camilo de
Palavras-chave: Trombocitopenia
Hematologia
Fisiopatologia
Covid-19
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: A doença COVID-19, causada pelo agente etiológico RNA vírus Coronavírus 2 causador da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2), é uma pandemia potencialmente letal que avança a passos largos no mundo inteiro. Apesar de afetar primordialmente os pulmões, causando diminuição da saturação de oxigênio nos pacientes. A COVID-19 também é capaz de promover trombocitopenia, sendo esse achado um importante preditor da gravidade da doença. Não se sabe ao certo todos os mecanismos que levam os pacientes vítimas da COVID-19 a desenvolver o quadro de trombocitopenia. Desta maneira, o presente estudo objetivou responder a seguinte pergunta norteadora. Quais os principais mecanismos que levam a manifestação do quadro de trombocitopenia em pacientes acometidos pela COVID-19? Para isso foi realizada uma revisão narrativa da literatura científica através do levantamento bibliográfico em bancos de dados como google acadêmico, portal periódicos CAPES e pubmed entre o período de dezembro de 2019 a agosto de 2021. Onde foi possível detectar ao todo cinco principais mecanismos definidos pela comunidade científica como principais promotores da instauração da trombocitopenia nos pacientes vítimas da Covid-19, sendo eles: tempestade de citocinas, perda de leito vascular periférico nos pulmões, trombocitopenia de consumo, diminuição da produção de trombopoetina hepática, além da destruição celular direta das plaquetas e dos megacariócitos. Por se tratar de um objeto de estudo muito recente e dinâmico, diversas informações presentes neste estudo podem sofrer atualizações em um período de tempo muito curto. Dessa forma é imprescindível ressaltar que a limitação do estudo é diretamente proporcional ao curto espaço de tempo em que se teve origem a patologia. Entretanto, apesar de todas as limitações, o presente estudo contribui com o desenvolvimento de tomada de decisão da comunidade científica, uma vez que, reuniu em um único compilado, informações importantes sobre uma das principais patologias que acomete os seres humanos no século XXI. Desta maneira, é imprescindível ressaltar que, estudos futuros serão fundamentais para que seja elucidado por completo todos os mecanismos promotores de trombocitopenia em pacientes vítimas da covid-19, a fim de que, dessa forma, estas complicações hematológicas possam ser manejadas com maior precisão, evitando óbitos e contribuindo para uma melhora no prognóstico dos pacientes.
Descrição: SOUZA, Maurício Matheus Dantas Camilo de. Mecanismos relacionados à trombocitopenia em pacientes afetados pela Covid-19. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27896
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maurício Matheus Dantas Camilo de Souza.pdfPDF - Maurício Matheus Dantas Camilo de Souza1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito78.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.