Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27897
Título: Desenvolvimento e caracterização de hidrogéis de quitosana incorporados com extrato de Acmella oleracea (L.) R.K. Jansen (jambu)
Autor(es): Cunha, Otávio Manoel de Castro
Palavras-chave: Biopolímeros
Cicatrização
Viscosidade
Extrato vegetal
Data do documento: 29-Set-2021
Resumo: O tratamento de feridas, em especial as cutâneas, é uma das preocupações mais antigas encontradas em relatos médicos. A cicatrização de feridas pode levar a problemas clínicos mais complexos, portanto, é necessário encontrar uma alternativa eficiente para melhorar o processo de cicatrização. Nesse sentido, os biomateriais surgem como alvo de estudos e pesquisas, devido ao seu grande potencial para veiculação de fármacos e no desenvolvimento de formas farmacêuticas, em especial as semisólidas. Com base nestas formas, os hidrogéis, que são sistemas semisólidos, de dispersões moleculares em veículos aquosos, de consistência gelatinosa, devido adição de polímeros, como a quitosana, são considerados biomateriais altamente favoráveis para o tratamento das feridas cutâneas. A quitosana é um dos biopolímeros mais investigados na atualidade para aplicação na cicatrização de feridas devido à sua biocompatibilidade. O jambu, Acmella oleracea (L.) R.K. Jansen é uma espécie de hortaliça encontrada na região amazônica, pertencente à família Asteraceae. Estudos atribuem ao espilantol (principal marcador químico do jambu) as principais atividades farmacológicas da planta, que exerce um amplo espectro de atividades biológicas. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e caracterização de hidrogéis de quitosana em diferentes concentrações do biopolímero associados ao extrato de jambu. O material desenvolvido foi caracterizado físico-quimicamente pela determinação do pH, viscosidade, densidade, espalhabilidade, centrifugação e estresse térmico. Os hidrogéis de quitosana e jambu nas diferentes concentrações da quitosana apresentaram resultados satisfatórios, com aspectos homogêneos, viscosos, odor característico e de cor levemente amarelada. As formulações apresentaram capacidade ácida, onde as amostras HGJQ-2, HGJQ-3 e HGJQ-4 apresentaram valores dentro dos parâmetros estabelecidos. Nos testes de centrifugação, as amostras não apresentaram separação de fases considerado um indicador da compatibilidade dos componentes da formulação. Foi observada uma elevação da viscosidade de acordo com o aumento da concentração da quitosana. Visualmente, o estresse térmico demonstrou um aumento da viscosidade em função da temperatura, se mostrando mais evidente nas amostras HGJQ-1 e HGJQ-2. As amostras apresentaram relação entre a viscosidade e a espalhabilidade, onde as amostras mais viscosas mostraram uma menor espalhabilidade. Sendo assim, os hidrogéis desenvolvidos em associação ao extrato de jambu apresentam propriedades físico-químicas satisfatórias, se mostrando excelentes candidatos para avaliação em estudos in vivo da atividade biológica e possíveis aplicações biomédicas.
Descrição: CUNHA, Otávio Manoel de Castro. Desenvolvimento e caracterização de hidrogéis de quitosana incorporados com extrato de Acmella oleracea (L.) R.K. Jansen (JAMBU). 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27897
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Otávio Manoel de Castro Cunha.pdfPDF - Otávio Manoel de Castro Cunha866.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de depósito205.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.