Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2790
Título: Perfil e demandas dos usuários do grupo de saúde mental da Unidade Básica de Saúde da Família do Rocha Cavalcante – Campina Grande/PB
Autor(es): Silva, Chris Stefanny da
Palavras-chave: Atenção básica
Saúde mental
ESF
Data do documento: 11-Dez-2013
Resumo: O trabalho que ora se apresenta é resultado de uma pesquisa realizada na UBSF do Rocha Cavalcante referente ao Estágio Curricular em Serviço Social. Durante a citada experiência elaboramos um projeto de pesquisa que teve por objetivo traçar o perfil do Grupo de Saúde Mental, bem como identificar suas demandas de forma a direcionar futuras ações. Para isto, realizamos um estudo exploratório, com método de abordagem critico dialético. Os dados foram coletados através de um questionário e submetidos à análise de conteúdo. Identificamos um grupo com faixa etária entre 20 e 79 anos, com prevalência de mulheres donas de casa. A maioria dos pesquisados são escolarizados, tendo sido identificado que 55 % possuem sete anos de estudo ou mais. Verificamos que a participação no Grupo de Saúde Mental dar-se pelo uso do psicotrópico, sendo este o critério para fazer parte do mesmo, assim como o único motivo atribuído pelos usuários a fazer parte do grupo. Os pesquisados apresentaram em média 15 anos de uso de psicotrópico. As demandas que surgiram referem-se aos Cuidados e a Organização dos serviços. A necessidade de abordagem de temas como DST/AIDS, estigma e preconceito, a demora na entrega da medicação, a ausência de planejamento da sala de espera do grupo são questões que aparecem com ênfase na fala dos pesquisados.
Descrição: SILVA, C. S. da. Perfil e demandas dos usuários do grupo de saúde mental da Unidade Básica de Saúde da Família do Rocha Cavalcante – Campina Grande/PB. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2790
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Chris Stefanny da Silva.pdfChris Stefanny da Silva719.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.