Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27901
Título: Estudo de prescrição e dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial em Farmácia Básica
Autor(es): Freitas, Anna Júlia de Souza
Palavras-chave: Antidepressivos
Psicotrópicos
Atenção Primária à Saúde
Assistência Farmacêutica
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: Os benzodiazepínicos e antidepressivos são substâncias que agem no Sistema Nervoso Central (SNC) produzindo alterações de comportamento, humor e cognição. Sua utilização é destinada ao combate da ansiedade, agitação, insônia, angústia, depressão, que são sintomas recorrentes em diversos agravos a saúde, porém, o uso em larga escala desses fármacos são problemas relevantes na saúde pública, devido aos riscos envolvidos, como a possibilidade de provocar dependência. Este trabalho teve como objetivo principal avaliar as prescrições e as dispensações de medicamentos sujeitos a controle especial na Farmácia Básica Municipal de Pirpirituba - PB. Configurou-se como um estudo transversal com abordagem descritiva e quantitativa, realizado no período de abril a junho de 2021. As variáveis independentes abrangeram características sociodemográficas e farmacoterápicas. As receitas e notificações de receitas foram avaliadas conforme as informações registradas pelo prescritor. Utilizou-se a estatística descritiva, com apresentação de frequências simples ou absolutas e percentuais para as variáveis categóricas. Todas as análises foram realizadas com o auxílio do software estatístico R. Observou-se prevalência do gênero feminino (73,64%), a faixa etária mais presente foi a de adultos de 50-59 anos (29,09%), a maior parte das prescrições foi originada da Unidade Básica de Saúde (88,18%) e realizada por clínico geral (76,96%). Os medicamentos mais dispensados foram clonazepam, sertralina, amitriptilina e fluoxetina. Encontrou-se 48 prescrições com inconformidades, como rasuras e abreviaturas, ausência de forma farmacêutica e de via de administração descrita, falta de dados do paciente e dose incorreta. Verificou-se que a maioria dos idosos (96,15%) estava em uso de Medicamentos Potencialmente Inapropriados para Idosos (MPII). Constatou-se a necessidade de sensibilizar os profissionais prescritores em relação à prescrição racional, à adequação do preenchimento das receitas e notificações de receitas e à realização de encaminhamento dos pacientes para profissional especializado, quando se fizer necessário.
Descrição: FREITAS, Anna Júlia de Souza. Estudo de prescrição e dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial em Farmácia Básica. 2021. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27901
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito158.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Anna Júlia de Souza Freitas.pdfPDF - Anna Júlia de Souza Freitas2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.