Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27910
Título: Influência da pandemia de Covid-19 na ocorrência da Síndrome de Burnout em fisioterapeutas: Uma revisão narrativa
Autor(es): Lopes, Hanna Patrícia de Souza
Palavras-chave: Fisioterapia
Síndrome de Burnout
Covid-19
Data do documento: 22-Jun-2022
Resumo: A pandemia de Covid-19 provocou uma série de mudanças na rotina de trabalho dos fisioterapeutas atuantes nas clínicas e hospitais, intensificando a jornada de trabalho e promovendo oportunidades de exaustão e esgotamento mental, com implicações na qualidade de vida desses profissionais. Desse modo, o objetivo do presente trabalho foi revisar a literatura sobre a influência da pandemia de Covid-19 na ocorrência de Síndrome de Burnout em fisioterapeutas. O trabalho realizado foi uma revisão bibliográfica do tipo narrativa através das seguintes bases de dados: PUBMED, LILACS, SCIELO e Cochrane, com recorte temporal dos últimos dois (02) anos (2020 a 2022). Foram utilizados os seguintes termos: “Fisioterapeutas”, “Covid-19” e “Síndrome de Burnout”. Sendo encontrados 358 estudos, de acordo com os descritores utilizados, dos quais, após aplicados os filtros de exclusão previamente estabelecidos, resultaram em 35 estudos. A partir da leitura dos resumos, 22 estudos foram selecionados para leitura na íntegra, resultando a amostra final de 06 estudos selecionados. Conclui-se que os fatores que mais influenciaram a ocorrência da Síndrome de Burnout foram a idade, tempo de profissão, área de atuação e fatores econômicos e psicossociais envolvidos.
Descrição: LOPES, Hanna Patrícia de Souza. Influência da pandemia de Covid-19 na ocorrência da Síndrome de Burnout em fisioterapeutas: Uma revisão narrativa. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27910
ISSN: CDD 615.82
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - HANNA PATRÍCIA DE SOUZA LOPES.pdfTCC - Hanna Patrícia de Souza Lopes385.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo Depósito.pdfTermo Depósito498.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.