Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27916
Título: Impactos psicológicos em profissionais de saúde no contexto de morte causada pelo Covid-19
Autor(es): Dantas, Mateus Rafael Uchôa
Palavras-chave: Morte
Profissionais de saúde
Covid-19
Psicanálise
Pandemia
Saúde mental
Data do documento: 5-Out-2021
Resumo: Sigmund Freud aborda a temática da morte a partir da perspectiva de que não existe inscrição psíquica vinculada à morte no inconsciente. Através dessa afirmação, destaca-se a dificuldade do ser humano em encarar a própria finitude e a de pessoas amadas, enfatizando os impactos psicológicos quando inseridos em um contexto de maior exposição à morte, como na rotina laboral em hospitais durante a pandemia do Covid-19. Este cenário direciona o profissional de saúde a se colocar em uma situação de maior vulnerabilidade em relação à morte e demanda maior suporte do profissional aos pacientes que não têm o apoio familiar presencial durante o tratamento hospitalar. Nesse sentido, diante dos múltiplos desafios encontrados no âmbito da saúde no enfrentamento da pandemia, executamos uma pesquisa com objetivo de analisar os impactos psicológicos em profissionais da saúde no contexto de morte causada pelo Covid-19, e como as atividades laborais e a própria saúde mental foram afetadas. Desse modo, este artigo se configura como um relato de pesquisa de campo, de base qualitativa, desenvolvida de forma virtual através de formulário eletrônico com profissionais de saúde do Hospital Universitário Lauro Wanderley, situado em João Pessoa – Paraíba. A análise do discurso foi realizada à luz da Psicanálise em Freud e Lacan, que privilegia a repetição significante presente no discurso dos sujeitos, destacando os sentidos construídos no deslizamento metonímico. Os resultados abordaram as mudanças experienciadas em função da pandemia, a instabilidade emocional, as barreiras na formação acadêmica para lidar com a morte e a importância do uso de estratégias para o enfrentamento da nova rotina laboral. Desse modo, o artigo produziu reflexões embasadas na Psicanálise que são relevantes para a elaboração de trabalhos na área de saúde mental e de alternativas de suporte psicológico para profissionais de saúde frente à morte em seu contexto laboral.
Descrição: DANTAS, Mateus Rafael Uchôa. Impactos psicológicos em profissionais de saúde no contexto de morte causada pelo Covid-19. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27916
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mateus Rafael Uchoa Dantas.pdfPDF - Mateus Rafael Uchoa Dantas358.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito76.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.