Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2792
Título: CAPS II Novos Tempos: a importância da família nos cuidados com o portador de transtorno mental
Autor(es): Ferreira, Viviane Nunes
Palavras-chave: Família
Cuidador
Transtorno mental
Data do documento: 11-Dez-2013
Resumo: A Reforma Psiquiátrica traz uma nova perspectiva no processo de tratamento e acompanhamento ao Portador de Transtorno Mental (PTM), esta propõe em suas diretrizes e princípios operacionais o fim do modelo institucionalizado centrado apenas no hospital psiquiátrico possibilitando o atendimento multiprofissional e o engajamento familiar dentro do serviço. Sendo assim, o cuidador tornou-se um dos agentes principais na assistência e cuidado à pessoa com transtorno mental. Foi pensando nesta nova forma de tratamento ao portador de transtorno mental que impulsionou o interesse por essa temática e, consequentemente pela intervenção. Assim, este artigo teve como objetivo contribuir com as discussões acerca do “cuidador” junto ao grupo família do CAPS II em Campina Grande/PB, bem como mostrar a importância da família junto ao tratamento do PTM. Trata-se de um trabalho de natureza interventiva e com uma abordagem qualitativa, onde os sujeitos participantes foram os principais cuidadores com assiduidade no grupo de família do CAPS II Novos Tempos de Campina Grande/PB. Conclui-se que as representações do significado de cuidar para os cuidadores foram: paciência; desgaste; acompanhar; vigiar; remédio; amor; carinho; informar; arrumar; alimentar; zelar e sobrecarga. Demonstrando, assim, o entendimento dos cuidadores de que o cuidado está diretamente relacionado às ações assistenciais.
Descrição: FERREIRA, V. N. CAPS II Novos Tempos: a importância da família nos cuidados com o portador de transtorno mental. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2792
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane Nunes Ferreira.pdfViviane Nunes Ferreira553.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.