Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27922
Título: Impactos da pandemia nas práticas de lazer da população: reflexões a partir da análise documental dos decretos estaduais da Paraíba
Autor(es): Cordeiro, José Euller de Almeida
Palavras-chave: Lazer
Covid-19
Análise documental
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: O presente estudo trata-se de uma análise documental que tem como objetivo identificar e analisar os aspectos das determinações acerca das práticas de lazer nos decretos estaduais emitidos pelo Governo da Paraíba, que dispõem sobre orientações e medidas sanitárias de contingenciamento da COVID-19. É específico do estudo analisar os impactos da pandemia nas práticas de lazer dos paraibanos. O lazer é aqui entendido como necessidade humana e direito social que, em detrimento da crise instaurada pela pandemia, sofreu reconfigurações. Como resultado, pôde-se observar que, desde o primeiro decreto publicado pelo Diário Oficial da Paraíba, em 13 de março de 2020, a partir da adoção do isolamento social, o distanciamento social, a quarentena e a proibição de aglomerações, durante um longo período, os espaços e práticas de lazer foram restringidos. Com a adoção do Plano Novo Normal PB, as medidas passaram a ser mais permissivas, considerando a situação epidemiológica dos municípios, onde o retorno gradativo enfatizava as relações entre lazer, saúde e economia. Com as restrições colocadas pela realidade pandêmica, as práticas de lazer sofreram reconfigurações, ficando em destaque a ocupação dos espaços domésticos, a extensão dessas experiências ao ambiente virtual e a preferência por atividades esportivas e turísticas realizadas ao ar livre com distanciamento social. Assim, o estudo aponta para a necessidade de refletir sobre as condições socioeconômicas e as implicações que têm nas experiências de lazer da população, uma vez que o acesso ao lazer já se colocava de forma desigual desde antes da pandemia. Por fim, sugerem-se novos estudos que abordem as ações políticas realizadas no Estado da Paraíba para a garantia do direito ao lazer na pandemia, bem como, a percepção dos Paraibanos acerca das mudanças sofridas em suas práticas de lazer.
Descrição: CORDEIRO, José Euller de Almeida. Impactos da pandemia nas práticas de lazer da população: reflexões a partir da análise documental dos decretos estaduais da Paraíba. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27922
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Euller de Almeida Cordeiro.pdfPDF - José Euller de Almeida Cordeiro527.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfPDF - Termo de Depósito146.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.