Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27923
Título: Refletindo sobre os fundamentos da fitdance na sociedade contemporânea: Apontamentos temáticos e pedagógicos para a Educação Física Escolar
Autor(es): Filgueira, Raiff Cunha
Palavras-chave: Educação Física escolar
Sociedade
Fitdance
Dança
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: Com o advento e a promoção de práticas fitness geralmente associadas às danças pré-coreografadas de marcas como a FitDance, tem havido uma crescente comoção no que diz respeito a essa categoria, de tal forma que o fitdance (a prática propriamente dita) tem se espalhado por academias de ginástica ao redor do mundo e se tornado cada vez mais popular, principalmente dentre o púbico jovem. Este estudo teve como objetivos: 1) Identificar e analisar os eixos norteadores do curso de instrutor FitDance, de forma a sinalizar categorias temáticas a serem abordadas na escola. 2) Apresentar reflexões e apontamentos pedagógicos para o trato da temática fitness e FitDance nas aulas de Educação Física Escolar. O estudo definiu como problemática central: Quais as possibilidades temáticas e pedagógicas o professor de Educação Física (sendo instrutor ou não de FitDance) pode abordar na escola? A pesquisa descritiva fez uso da análise documental no procedimento de coleta de dados, tendo como fonte o material do curso de formação de instrutores da empresa FitDance. Quanto a análise de dados, a pesquisa utilizou-se dos seguintes procedimentos: Leitura flutuante; exploração do material; análise e interpretação. O estudo a partir das categorias temáticas e apontamentos pedagógicos revelados sinaliza alguns discursos como felicidade, coletividade, dança para todos, diversidade fundamentam a FitDance, tornando-se marketing e produtos de consumo. A pesquisa compreende e aponta que as categorias temáticas construídas por este estudo e a vivência das coreografias da FitDance sejam abordadas e problematizadas na unidade temática Ginásticas, considerando a definição, organização e norteadores da BNCC do ensino fundamental/Educação Física. No ensino médio, o professor de Educação Física deverá abordar questões mais complexas sobre os discursos da FitDance, como também, poderá propor aos estudantes reflexões e análises aprofundadas sobre movimentos ginásticos e dança, análise dos fatores de movimento, de planos, níveis e direções das coreografias da FitDance, bem como, o uso da dança, os discursos da felicidade e promoção da saúde como produtos de consumo.
Descrição: FILGUEIRA, Raiff Cunha. Refletindo sobre os fundamentos da fitdance na sociedade contemporânea: Apontamentos temáticos e pedagógicos para a Educação Física Escolar. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27923
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raiff Cunha FilgueiraPDF - Raiff Cunha Filgueira712.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito3.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.