Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27925
Título: Reflexões sobre a dor na dança: Uma análise de cenas da série ‘O Preço da Perfeição’
Autor(es): Carvalho, Lorena Nascimento
Palavras-chave: Corpo
Dor
Dança
Obras Audiovisuais
Data do documento: 5-Out-2021
Resumo: A dança tem sido uma temática recorrente em obras audiovisuais seriadas nos diversos estilos e narrativas. O estudo elegeu aproximar-se de uma série da Netflix para contribuir com o debate do corpo na dança e da dor, no campo sociocultural. Dessa forma, o estudo teve como objetivos compreender e refletir sobre a dor na dança a partir do campo sociocultural, bem como, identificar e analisar os textos (conteúdos da mensagem) sobre a dor na dança profissional (de desempenho/performance) produzidos pelas cenas da série ‘O Preço da Perfeição’. A partir destes, o estudo estabeleceu como questão de estudo: qual(s) sentido(s)/significado(s) da dor na dança revelam os textos das cenas? A pesquisa caracterizou-se do tipo documental, onde os episódios da série foram entendidos como documento audiovisual, de fonte não-escrita, secundária e contemporânea. A técnica de análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo, de Bardin (1977). O corpus de análise da pesquisa foi constituído por 7 cenas de episódios da série, selecionadas pelas relações entre corpo na dança e a dor. O estudo optou pela análise categorial temática que representou os conteúdos da mensagem sobre a dor na dança, sendo eles: a dicotomia do ser dançante, uso do corpo como instrumento no mundo da dança desempenho; o silêncio e a negação da dor para continuar dançando, treino exaustivo e o uso da tortura para atingir a perfeição, um lugar na dança.
Descrição: CARVALHO, Lorena Nascimento. Reflexões sobre a dor na dança: Uma análise de cenas da série 'O Preço da Perfeição'. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27925
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lorena Nascimento.pdfPDF - Lorena Nascimento Carvalho716.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.jpgPDF - Termo de Depósito182.18 kBJPEGVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.