Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27934
Título: O ensino de língua portuguesa no contexto do ensino remoto
Autor(es): Silva, Keyla Maria Teotonio
Palavras-chave: Letramento
Tecnologia educacional
Ensino
Data do documento: 29-Mar-2022
Resumo: Este trabalho fundamenta-se na percepção da evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem, visando a utilização dos recursos tecnológicos para melhorar as metodologias de ensino. Reconhecendo a importância dos processos de letramento e alfabetização e levando em consideração que na atualidade os meios tecnológicos têm provocado novos modos de planejamento, o presente artigo busca investigar as práticas pedagógicas referentes aos usos dos meios tecnológicos como estratégia educacional no ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, o referencial teórico do trabalho concilia os pressupostos de autores como: Soares (2007), Sampaio e Leite (2004), Aquino (2003), Moran (2004), dentre outros. Através de uma metodologia explicativa de abordagem qualitativa, a pesquisa apresenta uma observação de aulas no Ensino Fundamental – Anos Finais em turmas de 8 e 9 ano e o uso dos recursos tecnológicos como estratégia educacional nas aulas. As análises nos mostram que ocorreu um forte impacto em relação ao uso da tecnologia como estratégia pedagógica e mesmo com as várias dificuldades e inúmeros desafios encontrados pelos professores e alunos, o uso das TICs na educação proporciona um avanço significativo dos discentes quando esses recursos são usados de forma consciente.
Descrição: SILVA, K. M. T. O ensino de Língua Portuguesa no contexto do ensino remoto. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27934
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósitoTermo de depósito585.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Keyla Maria Teotonio SilvaPDF - Keyla Maria Teotonio Silva354.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.