Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27946
Título: O programa bolsa família como fator de redução do nível de pobreza no município de bonito de Santa Fé - Pb
Autor(es): Santos, Ricardo Francisco Palitot dos
Palavras-chave: Programa Bolsa Família
Redução do nível de pobreza
Município de Bonito de Santa Fé
Data do documento: 8-Mar-2016
Resumo: É notória a situação de pobreza vivida pela população dos pequenos municípios do semiárido nordestino. Essa situação tem as suas origens em fatos antigos como a escassez de chuvas, o analfabetismo e os meios de produção predominantes: agricultura de subsistência e pecuária. Foi nesse cenário que, no ano de 2003, o Governo Federal criou o Programa Bolsa Família como um instrumento fundamental para reduzir o nível de pobreza, não só no semiárido nordestino, mas em todo o Brasil. O objetivo desta monografia é averiguar se o Programa Bolsa Família colaborou com a redução do nível de pobreza no município de Bonito de Santa Fé, localizado no extremo oeste do Estado da Paraíba. Para alcançar o mencionado objetivo foi utilizado o método dedutivo de pesquisa com base em fontes bibliográficas e em dados estatísticos. A conclusão do presente trabalho monográfico foi que o Programa Bolsa Família conseguiu reduzir o nível de pobreza no município de Bonito de Santa Fé, melhorando as condições de vida da população bonitense. No entanto, a pobreza somente será eliminada em todo o território brasileiro com a atuação conjunta de programas sociais de transferência condicionada de renda, tais como o Programa Bolsa Família, e de políticas austeras de desenvolvimento e bem-estar sociais.
Descrição: SANTOS, Ricardo Francisco Palitot dos. O Programa Bolsa Família como fator de redução do nível de pobreza no município de Bonito de Santa Fé - PB. 2016. 33f. Trabalho de conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27946
Aparece nas coleções:EAD I - GP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Francisco Palitot dos Santos.pdfPDF - Ricardo Francisco Palitot dos Santos672.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito155.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.