Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27947
Título: Avaliação do potencial geoturístico da área de proteção ambiental do cariri paraibano
Autor(es): Dias, Marcos Antônio Vieira
Palavras-chave: Semiárido
Geodiversidade
Geoturísmo
Data do documento: 20-Out-2021
Resumo: O presente trabalho desenvolve uma abordagem sobre o potencial de alguns pontos inseridos na Área de Proteção Ambiental do Cariri Paraibano, que engloba parte dos municípios de Boa Vista, Cabaceiras e São João do Cariri, localizado na região imediata e intermediária de Campina Grande, onde possui 18.560 hectares de extensão. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo identificar quais pontos poderiam possuir potencial para o geoturismo, tal como, avaliar o índice de aproveitamento geoturístico. Nessa perspectiva, foi utilizado a metodologia proposta por Ziemann (2016) e adaptada por Ziemann e Figueiró (2017), que além de avaliar os valores geocientífico, cultural, estético e de uso, levam em conta o risco de degradação e estágio de conservação da área, atribuindo-lhes o Índice de Aproveitamento Geoturístico (IAGtur), além disso, propor estratégias para o desenvolvimento dos municípios que englobam a APA. Nessa perspectiva, foi feito um levantamento bibliográfico acerca de pesquisadores que trabalham os conceitos de geodiversidade, geoconservação, geopatrimônio e geoturismo, foi apresentado as principais características dos pontos de interesse e avaliados. Foi visto que não são todos os pontos identificados com potencial e aproveitamento geoturístico. Por fim, foram sugeridas algumas propostas com o objetivo de apontar o que pode ser feito para aumentar o fluxo de pessoas nos geossítios, que consequentemente poderá gerar mais empregos e desenvolver a área, além de fortalecer a conservação da geodiversidade, visto que, apesar da área ser protegida por leis estaduais ainda há depredação, desmatamento e caça predatória.
Descrição: DIAS, M. A. V. Avaliação do potencial geoturístico da área de proteção ambiental do cariri paraibano. 2021. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27947
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Marcos antônio vieira dias.pdf4.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito-Marcos Antonio.pdf80.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.