Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27977
Título: "Tudo o que sinto esbarra em Deus": as interfaces do sagrado na poética de Adélia Prado
Autor(es): Silva, Matheus Gonçalves Guimarães da
Palavras-chave: Sagrado
Literatura
Poesia
Religiosidade
Análise literária
Data do documento: 31-Mar-2022
Resumo: O artigo tem por intuito apresentar um estudo bibliográfico da poética de Adélia Prado sob a ótica do Sagrado nas interfaces do cotidiano e da vida simbólica, da figura feminina e seus papéis sociais ao longo da história, bem como do paralelo traçado entre erotismo e corpo, permeados pela religiosidade em suas raízes litúrgicas, prosaicas e escatológicas. Para tanto, o objeto de estudo das análises que aqui serão apresentadas concentram-se no livro Poesia reunida, publicado em 2015 pela autora. A poesia de Adélia Prado é inundada por nuances que remetem ao sagrado em diversas ramificações. Sua escrita, portanto, transita entre as instâncias do transcender e do imanar, visando ao religamento do vínculo humano com a mística do sobrenatural. O presente trabalho torna-se relevante em razão do caráter dialógico e pluridiscursivo do texto literário, cuja linguagem é de natureza polifônica. O traço peculiar da autora nos leva a compreender as realidades humanas sob a ótica divina. A obra adeliana traz consigo também uma característica forte do Modernismo: a retomada do cotidiano, da linguagem oral, da cultura e da ascensão da linguagem poética com o fito de obter respostas para os entraves da existência. A experiência literária nas perspectivas religiosa e poética, em suas diversas interfaces, se reveste de finalidade própria: o retorno do vínculo de sentido à vida do homem, expressa, em suma, através desta linguagem poética e lírica. O embasamento teórico para contextualizar as discussões deste artigo é constituído a partir de Eliade (2008), Ferraz (2008), Magalhães (2000), Suttana (2002), Moreira (2000), Olivieri (1994), Paz (1982) e Cardeal (2015).
Descrição: SILVA, M. G. G. Tudo o que sinto esbarra em Deus: as perspectivas do Sagrado na poética de Adélia Prado. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27977
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matheus Gonçalves Guimarães da Silva (2).pdfPDF - Matheus Gonçalves Guimarães da Silva727.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito331.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.