Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27982
Título: Uma abordagem da moral kantiana na perspectiva da educação prática
Autor(es): Arruda, Ana Paula Colaço de
Palavras-chave: Kantismo
Autonomia
Educação
Moral
Data do documento: 12-Dez-2019
Resumo: Se apropriar de fatores que tende ao hábito como fundamento para as ações humanas, negligenciando a autonomia do sujeito, seria o mesmo que inviabilizar sua capacidade de autocriação. A partir desse pressuposto fazemos uma análise de dois momentos essenciais privilegiados na obra Sobre a Pedagogia, em que ambos precisam se constituírem para evidenciar a centralidade da proposta Kantiana, que seria o de fazer suscitar o homem moral. A primeira etapa, confere um breve estudo da educação física, enquanto estágio anterior para o desenvolvimento integral do educando. Contanto, em uma segunda perspectiva, o indivíduo deve ser instruído para viver em liberdade, nessa ocasião a educação sobrevêm como uma forma de realização contribuindo para que a criança em sua fase adulta possa agir de acordo com a lei moral, e assim, prover-se de autonomia. Portanto, uma formação mecânica inibe a curiosidade, a criticidade e a autoconstrução, obscurecendo todas as expectativas de uma educação prática, a qual é motivo principal de investigação desse artigo. Para tanto, o método bibliográfico de pesquisa está fundamentado, não apenas na obra referenciada, mas teve a colaboração de alguns escritos do próprio filósofo e de analistas que versam comentários sobre seus trabalhos, tornando-se um fator preponderante para que houvesse a execução do presente texto. Apesar de Kant ter composto uma parte significante das principais produções intelectuais de sua época, pouco se dedicou em trazer à tona uma abordagem mais ampla que vise orientar a educação.
Descrição: Arruda, A. P. C. Uma abordagem da moral kantiana na perspectiva da educação prática. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27982
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Ana Paula Colaço de Arruda.pdfTCC - Ana Paula Colaço de Arruda798.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.