Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27984
Título: A categoria região no ensino de geografia: práticas didático-pedagógicas no estágio supervisionado
Autor(es): Silva, Vanessa Vasconcelos da
Palavras-chave: Ensino de geografia
Estágio supervisionado
Região
Categorias geográficas
Data do documento: 19-Ago-2021
Resumo: A geografia enquanto disciplina escolar representa uma das áreas do saber com amplo leque de possibilidades para o trabalho docente. Abrangendo as discussões acerca das transformações socioespaciais, essa disciplina encontra como pontos basilares de suas reflexões as categorias de análise: espaço, paisagem, lugar, território e região. Este trabalho tem como objetivo apresentar ações desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado em Geografia/UEPB, este realizado na escola CEAI - Dr. João pereira de Assis, Catolé, Campina Grande/PB, cujo foco foi a abordagem da categoria geográfica região através do uso de alternativas didático-pedagógicas diversas. A escolha pela temática deve-se não apenas pela relevância do adequado entendimento dessa categoria de análise, como também pela importância do Estágio Supervisionado no processo de formação de professores. O estudo possui natureza qualitativa, apoiando-se na pesquisa bibliográfica e nos indicativos da pesquisa colaborativa, uma vez que o pesquisador é mediador e agente da pesquisa. A partir das experiências vivenciadas durante o estágio foi possível constatar a importância de se construir um conhecimento geográfico significativo juntos aos alunos da educação básica, especialmente inserindo os conteúdos propostos no cotidiano e espaço de vivência dos estudantes.
Descrição: SILVA, V. V. A categoria região no ensino de geografia: práticas didático-pedagógicas no estágio supervisionado. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27984
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Vasconcelos da Silva.pdfPDF - Vanessa Vasconcelos da Silva1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo de Deposito149.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.