Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27989
Título: A evolução do setor de serviços no município de Queimadas - PB: empregabilidade e informalidade na dinâmica socioespacial urbana
Autor(es): Silva, Arthur Gomes da
Palavras-chave: Setor de serviços
Empregabilidade
Informalidade
Queimadas - Paraíba
Data do documento: 20-Jul-2022
Resumo: O setor de serviços no Brasil vem se destacando nas últimas décadas e apontando para um processo que se evidencia a partir de muitas faces e múltiplas escalas, que atinge a produção socioespacial dos municípios onde a dimensão geral das transformações desse setor se intercala à dinâmicas locais e adquire uma materialidade configurada por diferentes e diversas variáveis. Diante disso e levando em conta a particularização desse fenômeno nos municípios, o presente trabalho busca evidenciar essa evolução recente no setor de serviços em uma escala local, tendo como campo de pesquisa a área central da cidade de Queimadas-PB. Desta forma, o objetivo estabelecido consistiu em analisar a empregabilidade e o crescimento das atividades informais no contexto da evolução recente do setor de serviços em Queimadas-PB e a sua dinâmica socioespacial na área central do espaço urbano. Para isso, a metodologia utilizada na pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa. A priori, buscamos informações teóricas e embasamento a partir de pesquisa bibliográfica. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo que contou com a aplicação de questionários, entrevistas e observação junto aos sujeitos que compõem a área de estudo e que são importantes no âmbito do objeto delimitado. A partir dos resultados alcançados podemos afirmar que é notório o crescimento e expansão do setor de serviços na área central da cidade de Queimadas-PB nos últimos anos, e isso tem sido importante no que se refere à empregabilidade. Contudo, nota-se que a grande maioria dos empregos gerados são informais, o que converge também para as tendências nacionais no setor, fortemente marcado pela informalidade.
Descrição: SILVA, A. G. A evolução do setor de serviços no município de Queimadas - PB: empregabilidade e informalidade na dinâmica socioespacial urbana. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27989
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- ARTHUR GOMES DA SILVA.1.pdfPDF - Arthur Gomes da Silva1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO.pdfTermo de depósito736.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.