Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27990
Título: Filosofia: também é coisa de criança?
Autor(es): Costa, Ana Flávia Felix
Palavras-chave: Autonomia
Ensino de filosofia
Infância
Data do documento: 21-Jul-2022
Resumo: O presente trabalho tem a pretensão de discutir acerca das perspectivas de uma Filosofia para Crianças e a possibilidade de construção de uma sociedade mais justa, ética e democrática no Brasil, a partir do ensino de Filosofia desde a infância. Considerando que a Filosofia para Crianças (FpC) tem como objetivo a formação plena do ser humano através do aprimoramento do pensamento, o raciocínio lógico, a linguagem, as habilidades de raciocínio e reconhecendo as crianças como sujeitos deste processo, o ensino de Filosofia desde a infância se apresenta enquanto um caminho possível para a formação de seres humanos mais autônomos, éticos, justos, responsáveis e livres, até mesmo em um país com um cenário social-político-econômico complexo, como o do Brasil. Partindo deste pressuposto, em um primeiro momento o texto abordará como o conceito de infância foi sendo moldado com o passar dos séculos até ser compreendido da forma que é atualmente, levando em consideração o que era o Ser criança da antiguidade até os dias atuais, passando por uma análise de como a filosofia e os filósofos como: Platão, Santo Agostinho, Kant, Rousseau e Montaigne pensaram sobre o Ser criança e a infância. Em um segundo momento, será abordado o surgimento da Filosofia para Crianças, a partir do pensamento de Matthew Lipman, filósofo, norte-americano, responsável por desenvolver um método educacional que insere a vivência das crianças na sua prática, através da comunidade de investigação e das novelas filosóficas. Por fim, serão discutidas as possibilidades de uma Filosofia para Crianças, no Brasil. Serão abordadas as perspectivas, contexto educacional, desafios e possibilidades de uma Filosofia para Crianças que leva em conta a realidade do Brasil e preocupa-se em transformá-la, construindo um espaço democrático e participativo desde a infância.
Descrição: COSTA, A. F. F. Filosofia: também é coisa de criança?. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27990
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Autorização.docx.pdfTermo de Autorização.docx.pdf109.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC_Ana Flavia (1).pdfTCC_Ana Flavia (1).pdf393.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.