Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27995
Título: Análise da atividade canavieira e derivados da cana-de- açúcar : um estudo de caso do município de Alagoa Nova/PB
Autor(es): Silva, Alisson Galdino da
Palavras-chave: Engenho
Cana-de-açúcar
Cachaça
Data do documento: 4-Abr-2022
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar, por meio de geotecnologias, a dinâmica da expansão canavieira no município de Alagoa Nova - Paraíba, no período de 1904 a 2019. No contexto do período investigado, o ápice da expansão da cultura ocorreu em 1970 quando as áreas com cana-de-açúcar na microrregião ocuparam 6,66% de suas terras e em 1980 iniciou sua decadência de plantação e produção dos derivados nos engenhos áreas plantadas. Todavia em 2004 a plantação e beneficiamento, principalmente na produção de Cachaça teve uma nova ascensão. Foram levantados dados primários junto as usinas e destilarias por intermédio da coleta direta (responderam 100% das unidades). Como corolário, observou-se que as agroindústrias canavieiras no município dominam grande parte das capacidades tecnológicas na gradação básica e intermediária desta atividade para a economia local. Pontua-se que se faz necessário que o setor direcione esforços para crescer em Produção e Desenvolvimento, o que facilitará a criação de novas ocupações e retomada deste potencial econômico. De modo geral, constatou-se que o município apresentou a maior concentração técnicas básicas, nos perfis da matriz de capacidades tecnológicas.
Descrição: Silva, A. G. Análise da atividade canavieira e derivados da cana-de- açúcar: um estudo de caso do município de Alagoa Nova/PB. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27995
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DEP .pdfTermo de Depósito580.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC DEPOSITO.pdfALISSON GALDINO DA SILVA1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.