Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27996
Título: O artesanato Frivolité e desenvolvimento cultural no lugar: Um estudo na cidade de Orobó-PE
Autor(es): Soares Júnior, Adeilson Francisco
Palavras-chave: Cultura
Frivolité
Artesanato
Lugar
Data do documento: 15-Jul-2022
Resumo: O presente trabalho tem como tema: O artesanato Frivolité e desenvolvimento cultural no lugar: Um estudo na cidade de Orobó-PE. Seus objetivo são: compreender o papel do artesanato Frivolité no desenvolvimento cultural na cidade de Orobó; caracterizar historicamente a prática do artesanato frivolité na cidade; analisar os investimentos públicos no meio cultural a partir dos contextos de produção e reprodução deste artesanato e descrever como ocorrem as confecções das peças é de que forma ocorre a exposição das mesmas, além de destacar de que forma as políticas públicas aprimoraram no reconhecimento do artesanato frivolité como fator do desenvolvimento cultural do lugar. Essa discussão se justifica pela necessidade e possibilidade de discutir aspectos empíricos, como também teóricos acerca de um elemento importante da cultura de Orobó e que cujo potencial não vem sendo aproveitado no âmbito do desenvolvimento cultural do lugar. Por meio desta se propõe uma reflexão relevante sobre a Frivolité como um impulsor do desenvolvimento cultural do lugar através da problematização de seu potencial para geração de complemento de renda. Para isso, visa-se um debate geográfico assentado nos pressupostos analíticos da Geografia Cultural, através dos conceitos de espaço geográfico e de lugar. Dessa forma, acredita-se ser uma discussão teórica, prática e metodológica que possibilita fundamentos para pesquisas posteriores, para melhor desenvolvimento da cultura local. Assim sendo, esta monografia vem abordar a possibilidade de estudar a cultura de uma forma mais abrangente dentro da Geografia sobre a cidade de Orobó. Assim, considera-se que o artesanato como tipo de cultura do lugar possui sua devida importância e relevância para a Geografia e, tendo em vista isso, faz-se necessário o estudo da importância do frivolité como um impulsionador do desenvolvimento cultural no lugar, considerando-a como um espaço de produção cultural.
Descrição: SOARES JÚNIOR, A. F. O artesanato Frivolité e desenvolvimento cultural no lugar: um estudo na cidade de Orobó-PE. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27996
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Adeilson Francisco Soares Júnior.docx.pdfTCC- Adeilson Francisco Soares Júnior.docx.pdf4.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf200.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.