Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28000
Título: A extração do caulim no município de Assunção-PB: a percepção dos trabalhadores sobre a atividade e os impactos ambientais
Autor(es): Farias, Aryelly Carla Santos de
Palavras-chave: Caulim
Trabalhador
Mineração
Transformações socioespaciais
Impacto ambiental
Data do documento: 6-Mai-2022
Resumo: O município de Assunção, localizado no Agreste da Paraíba, é um dos municípios paraibanos que tem solo rico em caulim - argila residual ou sedimentar branca, composta basicamente por minerais do grupo da caulinita-, na maioria dos casos atua sem os devidos cuidados de segurança no trabalho e valorização profissional, contudo, é um importante pilar da economia da cidade. Contrapondo á isto, há problemas que o extrativismo deste mineral traz para a população. Esta pesquisa tem como objetivo analisar como a mineração de caulim traz consequências prejudiciais para as populações da cidade estudada, para que este seja alcançado elencamos os objetivos específicos, que consistem em compreender a importância da mineração de caulim para a cidade o impacto negativo na população que vive próximo às minas de caulim e o impacto ambiental da mineração de caulim na cidade de Assunção/PB. A pesquisa é do tipo exploratório-descritiva, sendo realizado o trabalho de campo com registros de imagens. As percepções dos trabalhadores sobre as condições de trabalho são consistentes, mas proporcionais ao grau em que precisam ser ignoradas, pois os fatores socioeconômicos desempenham um papel maior. Conclui-se que a percepção nem sempre muda algo na sociedade, principalmente se a percepção vem de uma parte da sociedade que não é ouvida no processo decisório.
Descrição: FARIAS, A. C. S. A extração do caulim no município de Assunção-PB: a percepção dos trabalhadores sobre a atividade e os impactos ambientais. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28000
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc- Aryelly Carla Santos de Farias.pdftcc- Aryelly Carla Santos de Farias1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito- Aryelly Carla Santos de Farias.pdfTermo de depósito- Aryelly Carla Santos de Farias106.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.