Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28003
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouto, Rossana Josalba da Silva-
dc.date.accessioned2022-11-16T01:11:54Z-
dc.date.available2022-11-16T01:11:54Z-
dc.date.issued2022-07-06-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28003-
dc.descriptionSOUTO, R. J. S. O ensino de geografia na perspectiva das metodologias ativas: estratégias para a dinamização do processo de ensino aprendizagem. 2022, 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo central compreender o papel das Metodologias Ativas na ressignificação do processo de ensino-aprendizagem da Geografia. Para isso, discutiu-se o uso destas metodologias na educação e o seu desdobramento no ensino de Geografia na escola problematizando as possibilidades e limites para construção de uma aprendizagem mais significativa mediante os caminhos viabilizados pelo método ativo. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa aqui apresentada caracteriza-se como de natureza teórica. Para construir um entendimento sobre o tema buscamos selecionar, analisar e discutir referenciais bibliográficos pertinentes no âmbito da temática abordada, tais como: Moran (2018), Cavalcanti (2010), Kimura (2022), Silva (2011), entre outros. As reflexões realizadas nos permitiram concluir que as Metodologias Ativas são importantes ferramentas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem da Geografia escolar, entretanto, apenas a sua idealização prévia como solução para todos os problemas não é garantia de um ensino inovador, tão pouco capaz de superar o ensino tradicional. É necessário, antes de tudo, contextualizar as Metodologias Ativas em um cenário real, em que se tenha ciência das contradições da educação escolar pública e se reconheça que suas formas de enfrentamento demandam ações estruturais. Caso contrário, ao invés de ter no método ativo um aliado, faremos deste um meio para individualizar e responsabilizar o professor pelos diversos problemas que, na escola pública, vão além da prática docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Maria Marta dos Santos Buritipt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleO ensino de geografia na perspectiva das metodologias ativas: estratégias para a dinamização do processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rossana Josalba da Silva Souto.pdfRossana Josalba da Silva Souto404.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito281.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.