Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28010
Título: A atividade turística no patrimônio geomorfológico em Queimadas-PB: da constituição dos produtos turísticos à configuração das dinâmicas socioeconômicas
Autor(es): Souto, Joyce Caroline de Souza
Palavras-chave: Turismo
Patrimônio geomorfológico
Dinâmicas socioeconômicas
Data do documento: 29-Jun-2022
Resumo: A relação entre o turismo e a Geografia é muito estreita, mas nem sempre foi dada a esta última à devida importância quanto a sua capacidade de pensar, explicar e compreender a atividade turística mediante sua espacialidade e elementos constituintes. A abordagem geográfica permite desnudar o turismo sob as diversas faces (naturais, econômicas, sociais, políticas, culturais, etc.) que compõem sua dinâmica, de modo que permite um enfoque relevante no entendimento da questão em sua totalidade. Considerando este aspecto, no presente trabalho, partindo de uma abordagem geográfica, o objetivo geral estabelecido procurou dá conta de compreender o desenvolvimento da atividade turística a partir da apropriação do patrimônio geomorfológico de Queimadas-PB, mais precisamente na Pedra do Bico e na Pedra do Touro, e das respectivas dinâmicas socioeconômicas geradas. Tendo em vista que o turismo ainda está em fase de desenvolvimento e aperfeiçoamento no município, evidencia-se a necessidade de se pensar constantemente sobre as dinâmicas que beneficiem e contribuam continuamente com a preservação do meio e com a reprodução socioeconômica da comunidade local. Além disso, buscamos constatar os benefícios que esse segmento turístico trouxe para o município, bem como o desenvolvimento das dinâmicas econômicas, a valorização cultural e o reconhecimento regional. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que contou com pesquisa bibliográfica, mas também com pesquisa de campo. Os resultados obtidos revelam que a apropriação do patrimônio turístico em Queimadas tem se dado, sobretudo, pelo ecoturismo, responsável pela constituição dos principais produtos turísticos dentro do patrimônio geomorfológico. Neste contexto, apesar de serem necessárias ainda ações para melhoria da infraestrutura e serviços de apoio a atividade e de mediação para os seus possíveis impactos na natureza, nota-se aspectos positivos no que concerne a promoção de dinâmicas socioeconômicas capazes de gerar renda para a comunidade local, principalmente se as ações de inserção das mesmas na atividade turística forem ampliadas e melhoradas.
Descrição: SOUTO, J. C. S. A atividade turística no patrimônio geomorfológico em Queimadas-PB: da constituição dos produtos turísticos à configuração das dinâmicas socioeconômicas. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28010
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - Joyce Caroline de Souza Souto.pdfPDF - Joyce Caroline de Souza Souto2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
EPSON013.pdfTermo de depósito770.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.