Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28014
Título: Acessibilidade para pessoas com deficiência na cidade de Campina Grande - PB
Autor(es): Lima, Antônio Bismarck Colaço
Palavras-chave: Acessibilidade
Pessoas com deficiência
Inclusão
Mobilidade
Data do documento: 3-Nov-2022
Resumo: A temática surge a partir da observância de pessoas portadoras de deficiência (PcD), tendo em vista os grandes obstáculos enfrentados por aqueles que possuem algum tipo de deficiência, seja ela física, visual ou auditiva, desde um rebaixamento de uma calçada até constrangimentos em transportes públicos por não funcionamento de elevadores nos ônibus. De acordo com o censo do IBGE, recuperado em 14 de agosto de 2018, a população de Campina Grande era de 385.213 mil pessoas, sendo 22% pessoas que devido a alguma deficiência, tem a locomoção comprometida. Com causas diversas, estas pessoas dependem de ações do Estado para garantir o direito de autonomia e acessibilidade em locais públicos, escolas, hospitais, praças, transportes, etc. Diante disso, foi realizada uma análise de estudo qualitativo, baseado em coleta de dados e registros gráficos que mostram a real situação das vias urbanas para pessoas com deficiência. Campina Grande apresenta diversas falhas estruturais que comprometem, dificultam ou impedem totalmente a locomoção de pessoas com deficiência. Problemas estes que podem ser resolvidos pelo poder público como a retirada de placas, implantação de rampas nas calçadas, mudanças na estrutura de praças esportivas, concertos dos transportes públicos visando a acessibilidade, mobilidade e inclusão de pessoas com deficiência.
Descrição: LIMA, A. B. C. Acessibilidade para pessoas com deficiência na cidade de Campina Grande - PB. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28014
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Bismarck Colaço Lima2.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito238.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.