Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28015
Título: Análise física empírica e reológica de ligante asfáltico modificado com borra do óleo de soja
Autor(es): Costa, Evandro Lucio Candido da
Palavras-chave: Asfalto
Reologia
Óleo de Soja
Data do documento: 28-Jul-2022
Resumo: O alto crescimento da população, a ação humana na alta busca por matérias-primas e o modelo de produção de bens e consumo culmina em um grande impacto ambiental. O uso do pavimento asfáltico reciclável (RAP) na produção de misturas asfálticas recicladas tem crescido, visando a escassez de materiais virgens. Entretanto, a utilização de teores acima de 30% de RAP demanda o uso de agentes rejuvenescedores a fim de evitar o trincamento prematuro da mistura asfáltica. A utilização de agentes rejuvenescedores como aditivos faz possível a restauração parcial das propriedades envelhecidas do ligante recuperado. Assim, pesquisas que busquem analisar a utilização de subprodutos e resíduos industriais se fazem necessárias para encontrar soluções que atuem em uma economia circular. Esta pesquisa buscou avaliar o uso da borra do óleo de soja (BOS) nos teores de 7% e 9% como modificador redutor de viscosidade e seu potencial para uso em misturas asfálticas recicladas. A metodologia realizada compreendeu a caracterização do ligante asfáltico por meio dos ensaios de penetração, ponto de amolecimento, viscosidade rotacional, grau de performance (PG); antes e após o envelhecimento a curto prazo (RTFO), e recuperação de fluência de estresse múltiplo (MSCR). Os resultados mostraram que o elevado teor de umidade presente na BOS pode ter oxidado o ligante asfáltico no processo de modificação e RTFO. O valor da penetração foi elevado e o ponto de amolecimento reduzido. O agente modificador não foi eficaz na redução da temperatura de PG, mas as temperaturas de mistura e compactação foram reduzidas. A amostra com 9% de BOS acarretou redução na suscetibilidade à deformação permanente. Assim, a BOS se mostrou um material viável, em relação ao seu aspecto sustentável e ao seu baixo custo de aquisição, como redutor de temperaturas de compactação e mistura, porém, não demonstrou um efeito rejuvenescedor para uso em misturas asfálticas recicladas.
Descrição: COSTA, Evandro Lucio Candido da. Análise física empírica e reológica de ligante asfáltico modificado com borra do óleo de soja. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28015
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito209.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Evandro Lucio Candido da Costa.pdfTCC - Evandro Lucio Candido da Costa1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.