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Título: Fake news e as mudanças nas rotinas jornalísticas dos portas de notícias G1PB e Op9
Autor(es): Deodato, Paulo Gerson Olinto
Palavras-chave: Fake news
Jornalismo.
Pós-verdade
Data do documento: 12-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: A internet e o uso de dispositivos móveis têm contribuído a cada dia para uma maior circulação de notícias no mundo inteiro. Possuir um celular com câmera e acesso à internet tem permitido que qualquer pessoa produza conteúdos, registre algum acontecimento ou simplesmente, compartilhe uma informação, que, muitas vezes, pode auxiliar no trabalho jornalístico. No entanto, esse fenômeno também provoca mudanças nas rotinas jornalísticas, principalmente pela possibilidade do conteúdo compartilhado, pelos usuários de internet, ser uma fake news, ou seja, notícia falsa. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo entender como a circulação de notícias falsas modifica a rotina dos jornalistas que trabalham em portais de notícias da cidade de Campina Grande, na Paraíba. Através do método de pesquisa exploratória e explicativa, buscamos realizar um monitoramento de dois importantes portais de notícias na cidade, G1 Paraíba e OP9, durante um período de 30 dias. A escolha foi definida a partir da influência que a TV Globo e o SBT têm sobre seu público, já que estes portais pertencem a TVs afiliadas a estas emissoras. Considerando que os portais precisam divulgar a notícia de forma rápida, buscamos entender como esses veículos de comunicação tratam as notícias falsas e como isso tem interferido no processo de construção da informação. Com o auxílio de entrevistas com os chefes das respectivas redações e com base em conceitos de autores como Lucia Santaella, Henry Jenkins e Matthew D‟ancona, é possível perceber as mudanças ocasionadas nas rotinas dos profissionais desta área, como o tempo investido na apuração de fatos que não passam de boatos. Este tempo poderia ser aplicado em conteúdos que realmente farão diferença na vida do público leitor. Porém, as notícias falsas proporcionam a abertura de um novo nicho de mercado para os jornalistas, que é o surgimento de agências de fact-checking, como é o caso da Agência Lupa, pioneira no Brasil.
Descrição: DEODATO, P. G. O. Fake news e as mudanças nas rotinas jornalísticas dos portas de notícias G1PB e Op9. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28018
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