Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28023
Título: Fragilidades e inconsistências do Sistema do Tratado Antártico
Autor(es): Lacet, Marcos Luciano de Sena
Palavras-chave: Direito internacional
Organizações internacionais
Antártica
Data do documento: 11-Mar-2022
Resumo: O presente trabalho explora a aplicação do conceito de organismo internacional ao Sistema do Tratado Antártico, analisando seus mecanismos e disposições legais frente à cenários de não cooperação, além de verificar a existência de incongruências no que compete ao texto original do Tratado e o modus operandi deste Sistema. Compreendendo que o documento original do Tratado da Antártica de 1959 é uma herança da Guerra Fria, seus objetivos ao momento contemplavam outras prioridades, como a guerra ideológica entre os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas que afetou consideravelmente o documento. Deste modo, não havendo as necessidades de outrora, o Sistema do Tratado Antártico enfrenta um momento de renovação, onde deverá atentar-se para as urgências climáticas, blindando-se contra terceiros estados não cooperativos, além de buscar reforçar os mecanismos de defesa para estabelecer os devidos pesos e contra-freios que garantirão o idôneo funcionamento do órgão. Outrossim, louvando ao que pretende-se em seus termos originais, o documento define o objeto tutelado como um “patrimônio universal de toda humanidade”, contudo, apenas cerca de um quarto dos países membros das Nações Unidas compõem o rol de países membros das Partes Consultivas do Tratado, colocando-o numa posição ilegítima de exercer essa tutela do ponto de vista principiológico.
Descrição: LACET, M. L. de S. Fragilidades e inconsistências do Sistema do Tratado Antártico. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28023
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marcos Luciano de Sena Lacet2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito307.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.