Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28029
Título: Os processos de dessalinização de água salobra na zona rural de Boa Vista-PB: desdobramentos sociais nas comunidades Caluête e Bravo
Autor(es): Soares, Hellen Jeniffer de Almeida
Palavras-chave: Dessalinizadores de água
Semiarido nordestino
Condições econômico sociais
Data do documento: 25-Jul-2022
Resumo: No semiárido a escassez hídrica inerentes destes ambientes, associada a falta de infraestrutura hídrica de abastecimento público, além do comprometimento da qualidade de água pela alta concentração de sais, dificultam o acesso a água potável e permanência das pessoas na zona rural. Contudo, a implantação de políticas públicas que possuem o propósito de ofertar água pode construir a possibilidade de convivência com o semiárido. Em escala local, algumas políticas públicas como Um Milhão de Cisternas, Programa Água Doce, são exemplos. Sendo assim, a presente pesquisa objetiva compreender os desdobramentos sociais após a instalação dos dessalinizadores nas comunidades do Sítio Caluête e Sítio Bravo. Os dessalinizadores são usados para melhorar a qualidade da água dos poços existentes no semiárido nordestino, são dotados de membranas de osmose reversa para retirar parcela significativa dos sais presentes na água. Para desenvolver a pesquisa foram desenvolvidos procedimentos metodológicos como pesquisa bibliográfica, investigação no campo e entrevistas estruturadas com as famílias beneficiadas, com abordagem qualitativa. Conclui-se que a implantação de dessalinizadores nas comunidades foi um divisor de água no acesso à água doce, e os programas foram desenvolvidos com êxito, e que gera consideráveis benefícios sociais e econômicos para as comunidades.
Descrição: SOARES, H. J. A. Os processos de dessalinização de água salobra na zona rural de Boa Vista-PB: desdobramentos sociais nas comunidades Caluête e Bravo. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28029
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF. Hellen Jeniffer de Almeida Soares (3).pdfHELLEN JENIFFER DE ALMEIDA SOARES835.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF. Termo de depósito..pdfTermo de Depósito2.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.