Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28036
Título: Os novos contextos do ensino médio na ECI Joana Emília da Silva, Fagundes/PB: um olhar para o livro didático e os conteúdos de geografia a partir da percepção docente
Autor(es): Pereira, Vitoria
Palavras-chave: Livro didático
Ensino de geografia
Novo ensino médio
Data do documento: 13-Jul-2022
Resumo: O ano de 2017 marca uma série de mudanças no que tange à estruturação dos currículos que norteiam a educação básica no Brasil, sinalizando novos olhares e perspectivas para a formação dos jovens, para a atuação docente, para a produção dos materiais didáticos e para o espaço ocupado pela Geografia entre as disciplinas escolares. Tendo em vista as transformações direcionadas ao ensino médio e determinadas pela Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017 que se refere a reforma do ensino médio , e considerando que tais mudanças repercutem diretamente na elaboração dos livros didáticos utilizados nessa etapa da educação básica, esta pesquisa se propõe a verificar a percepção dos docentes da ECI Joana Emília da Silva, localizada em Fagundes-PB em relação ao novo livro didático PNLD 2021, planejado para atender ao novo modelo de ensino médio resultante das reformas educacionais estabelecidas voltando-se um olhar mais atento à disciplina de Geografia. O estudo se insere no âmbito das pesquisas em educação e possui natureza qualitativa. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a pesquisa bibliográfica, a análise documental e entrevistas por meio da aplicação de questionários do tipo semiestruturados a docentes da área de Ciências Humanas e Aplicadas que exercem suas atividades no 1º ano do ensino médio. Os resultados obtidos apontaram para uma preocupação com livro por parte da maioria dos docentes da escola que foram entrevistados. À primeira vista perceberam inúmeros problemas desde a desvalorização de componentes em detrimento de outros até mesmo simplificações conteudistas, fatores que, dentre outros podem dificultar o trabalho pedagógico.
Descrição: PEREIRA, V. Os novos contextos do ensino médio na ECI Joana Emília da Silva, Fagundes/PB: um olhar para o livro didático e os conteúdos de geografia a partir da percepção docente. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28036
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2TCC - VITORIA PEREIRA - GEOGRAFIA 2022.1.pdf927.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito 2022.pdf136.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.