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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28038
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Anjos, Denize Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-18T16:12:13Z | - |
dc.date.available | 2022-11-18T16:12:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28038 | - |
dc.description | ANJOS, Denize Monteiro. Estudo de Caso: uma experiência desafiadora no ensino de geografia em tempos de pandemia – Covid-19 no ensino fundamental.25f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O cenário pandêmico trouxe muitas modificações para as escolas e o ensino, em que a escola passou por adaptações para que os estudantes e professores não fossem prejudicados com relação ao ensino- aprendizagem. E a partir dessas observações o estudo de caso teve como objetivo analisar as adequações da disciplina de Geografia nos anos finais do ensino fundamental na escola no período pandêmico. Como contextualização e embasamento do referencial teórico foram discutidos os temas do ensino remoto em tempos da pandemia da Covid-19, o ensino da disciplina Geografia e a partir deste, discorreu sobre como foram as adaptações do ensino fora do ambiente escolar, bem como as aulas remotas de Geografia que foram realizadas, a qual utilizou metodologias ativas para fixar a atenção e tentar captar o maior número de alunos nas aulas remotas. O estudo de caso teve como área de estudo a Escola de Ensino Municipal Monsenhor Manoel Vieira, localizada na área urbana do município de Patos-PB, o estudo foi realizado uma parte durante a pandemia em ambiente online e logo depois do retorno às aulas presenciais, as turmas analisadas em ambos os períodos foram os 6º e 7º anos do ensino fundamental anos finais. O estudo teve como referência alguns autores como Callai (2001), Coelho (2012), Ferreira (2020) entre outros. Este estudo de caso contribuiu principalmente, para averiguar a realidade dos alunos com relação ao ensino remoto e seus desafios, mas destacando o empenho da escola para que os alunos não se ausentassem das aulas e atividades, fazendo uso de várias técnicas, envolvendo os alunos com semanas comemorativas como a semana do Folclore, apesar de todos os esforços, a qualidade do ensino presencial nunca será substituída, e além de tudo esta pesquisa permitiu presenciar dois momentos vivenciados pela educação no período pandêmico, ou seja, um momento atípico da pandemia, principalmente no que diz respeito ao ambiente escolar e as questões pedagógicas, o segundo momento, relata como foram feitas as adaptações para o retorno das aulas presenciais. Foi possível observar a partir desse estudo a desigualdade socioeconômica dos estudantes, dos sistemas públicos de ensino e a fragilidade, pois a escola é um espaço transformador que através da convivência auxilia no processo de formação dos discentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Maria Juliana Leopoldino Vilar | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Denize Monteiro dos Anjos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | COVID -19 | pt_BR |
dc.title | Estudo de Caso: uma experiência desafiadora no ensino de geografia em tempos de pandemia – Covid-19 no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
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