Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28041
Título: Estágio supervisionado e formação docente no contexto da pandemia da Covid- 19
Autor(es): Sousa, Pedro João Moreira de
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Metodologia de Ensino
Estágio supervisionado
Ensino remoto
Data do documento: 14-Out-2022
Resumo: A presente pesquisa foi realizada no exercício da docência no curso de licenciatura em Geografia, o mesmo está relacionado a Educação Básica – Ensino Fundamental anos finais. Tendo como objetivo analisar a relevância do estágio supervisionado na formação docente no contexto da pandemia da COVID-19. E como objetivo específico: Compreender o método de ensino remoto utilizado pela escola, avaliando seus potenciais impactos para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia; descrever os desafios e possibilidades observados no período de regência a partir do ensino remoto. A pesquisa foi construída a partir de artigos, dissertações de autores como: Bacich, (2015), Moreira, (2015), Gatti, (2016), Pontes, (2019), Diniz e Barbosa, (2021) entre outros que dialogam com a temática. No que se refere a metodologia, a mesma se deu mediante uma abordagem qualitativa visando a compreensão e interpretação dos fatos, sendo adotados como técnicas a pesquisa bibliográfica, documental bem como o estudo de campo utilizando a observação. Devido ao momento vivenciado pela pandemia da COVID-19, no qual ocorreu o distanciamento social, a prática do estágio foi desenvolvida de maneira adaptada, seguindo todas as orientações definidas pela Organização Mundial de Saúde – OMS. Conclui-se nesse contexto de ensino, que professores e alunos tiveram que se adequar à nova realidade educacional, onde as metodologias, as ações pedagógicas no âmbito escolar, entre outros elementos tiveram que atender minimamente ao processo de ensino aprendizagem, os desafios foram muitos no ensino remoto, porém a persistência dos professores e dos alunos se configuraram em possibilidades diante das dificuldades.
Descrição: SOUSA, Pedro João Moreira de. Estágio supervisionado e formação docente no contexto da pandemia da covid- 19. 2022. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Licenciatura EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28041
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro João Moreira de Sousa.pdfPDF - Pedro João Moreira de Sousa615.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito4.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.