Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28042
Título: Religião, conservadorismo e Jair Bolsonaro (2018-2022): o recurso a elementos religiosos e conservadores na eleição e governo de Jair Bolsonaro: um estudo de caso sobre o neopentecostalismo e a agenda da ultradireita no Brasil
Autor(es): Menezes, Maria Eduarda Angeiras de
Palavras-chave: Política brasileira
Jair Bolsonaro
Neopentecostalismo
Ultradireita
Data do documento: 7-Nov-2022
Resumo: Diante do cenário estabelecido no pleito presidencial de 2018, quando a população religiosa, especificamente evangélica neopentecostal, se mostrou determinante para a vitória do presidenciável Jair Bolsonaro - que se enquadra no espectro político da ultradireita -, uma afinidade entre as agendas destes grupos foi manifestada. Portanto, o presente trabalho buscou analisar, sem esgotar a complexidade do tema, as características dos evangélicos neopentecostais no Brasil, bem como as particularidades dos grupos da ultradireita brasileira, e delimitar convergências nas agendas ideológicas de ambos os grupos. Busca-se, por fim, determinar quais os mecanismos causais que explicam a aproximação entre o neopentecostalismo e a ultradireita no Brasil. Também foi realizado o esquadrinhamento, através de consulta bibliográfica, da forma como o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, se inseriu, durante sua campanha e governo, nessas comunidades, se aproveitando de pautas sensíveis para radicalizar a população e angariar eleitores.
Descrição: MENEZES, M. E. A. de. Religião, conservadorismo e Jair Bolsonaro (2018-2022): o recurso a elementos religiosos e conservadores na eleição e governo de Jair Bolsonaro: um estudo de caso sobre o neopentecostalismo e a agenda da ultradireita no Brasil. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28042
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Eduarda Angeiras de MenezesTCC- Maria Eduarda Angeiras de Menezes626.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito pdf237.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.