Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28047
Título: Evasão escolar na produção científica: limites e possibilidades
Autor(es): Silva, Wilkson Santos da
Palavras-chave: Direito
Educação
Evasão escolar
Políticas públicas
Data do documento: 27-Jul-2022
Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi investigar a temática da evasão escolar na Revista Educação e Políticas em Debate, enfatizando os limites e as possibilidades deste fenômeno para o cotidiano educacional; enquanto os objetivos específicos foram os seguintes: (1) Caracterizar os estudos na Revista Educação e Políticas em Debate que abordam a temática de evasão escolar; (2) Identificar os assuntos discutidos sobre evasão escolar; e (3) Analisar a partir das pesquisas encontradas quais são os limites e as possibilidades da evasão escolar. Considerando a importância das discussões sobre evasão escolar e sua relação com pesquisas e publicações de trabalhos em revistas científicas, decidiu-se desenvolver esta pesquisa tendo como pergunta norteadora: Quais são os limites e as possibilidades para a evasão escolar na Revista Educação e Políticas em Debate? Para dar sustentação a esta pesquisa, recorreu-se à Constituição da República Federativa do Brasil (1988), a Duarte (2002), a Gil (2002), a Rocha e Löhr (2014), a Crepaldi (2017), dentre outras referências ligadas à temática da evasão escolar. Neste trabalho de conclusão de curso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa com a temática da evasão escolar. Como resultados, tem-se que a maioria dos trabalhos não fala sobre o conceito de evasão escolar, a maioria fala sobre as causas da evasão escolar, nenhum fala sobre as consequências da evasão escolar, a maioria menciona sobre o enfrentamento à evasão escolar, poucos incluem a família nas discussões sobre evasão escolar e a maioria busca enfatizar a questão do direito à educação. Ainda, como resultados, tem-se, principalmente, que mais investimentos em políticas públicas educacionais são necessários; a fim de promover melhorias nas escolas e assegurar as condições necessárias para que os(as) estudantes permaneçam nestas instituições de ensino. Conclui-se, no entanto, que o enfrentamento à evasão escolar contribui significativamente para a busca por melhores condições tanto no espaço escolar quanto na vida em sociedade; sendo que os investimentos em políticas públicas são necessários para evitar que os(as) estudantes evadam-se das instituições de ensino.
Descrição: SILVA, W. S. da. Evasão escolar na produção científica: limites e possibilidades. 2022. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28047
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wilkson Santos da SilvaPDF - Wilkson Santos da Silva582.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito171.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.