Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28057
Título: Uma reflexão sociológica da religiosidade no contexto da pandemia da Covid-19: a fé em coexistência com a ciência no enfrentamento da pandemia
Autor(es): Soares, Nárgila Rebecca Luz da Silva
Palavras-chave: Ciência
Religião
Pandemia Covid-19
Data do documento: 7-Jul- 20
Resumo: A relação entre a religião e a ciência faz parte diretamente da construção das sociedades, ambas as áreas do conhecimento fundamentaram as noções de organização e de padrões sociais, uma a partir de uma noção moral e subjetiva e a outra submetendo as sociedades a um processo de racionalização, a partir de um objeto e de um método estudado por cada área científica. A pandemia da Covid-19 trouxe um problema que não apenas afetou a saúde global, mas trouxe também outros diversos problemas de cunho social; diante disso, a realização da presente pesquisa é motivada devido à necessidade de compreender a relação entre a ciência e a religião na perspectiva sociológica. Desse modo, o objetivo principal é analisar o papel da religião no diálogo com a ciência no enfrentamento da pandemia. O presente artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como intuito realizar um levantamento acerca da temática, os documentos utilizados foram localizados em bases de dados, por meio da utilização de descritores específicos, desse modo, foram incluídos no estudo pesquisas de campo a partir e entrevistas estruturadas, artigos, livros, teses e dissertações publicadas entreo ano de 2019 a 2022. A partir da análise dos estudos, notou-se que a ciência e a religião compõem os campos de conhecimento que mais dão respaldo para as práticas cotidianas das sociedades, sobretudo na pandemia, onde houve situações em que apenas uma área do conhecimento não seria capaz de sanar os questionamentos trazidos ás diversas sociedades globais. Como conclusão, observa-se por meio da realização dessa pesquisa que a religião e a ciência atuaram diretamente, embora que em contextos distintos, no combate a pandemia da Covid 19.
Descrição: SOARES, N. R. L. S. Uma reflexão sociológica da religiosidade no contexto da pandemia da Covid-19: a fé em coexistência com a ciência no enfrentamento da pandemia. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28057
Aparece nas coleções:32 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Nárgila Rebecca Luz da Silva Soares.pdf585.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdf66.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.