Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28060
Título: A inserção internacional da economia brasileira durante os Governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva (1995-2010)
Autor(es): Brainer, Vinícius Souza
Palavras-chave: Inserção econômica internacional
Governo Fernando Henrique Cardoso
Governo Lula
Economia
Data do documento: 7-Nov-2022
Resumo: A inserção internacional da economia brasileira durante o período que o Brasil foi governado por Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) se deu de duas maneiras. Cardoso seguiu uma inserção internacional conhecida como Estado normal, caracterizada por políticas neoliberais. Enquanto, Lula da Silva seguiu uma inserção que ficou conhecida como Estado logístico, período marcado por políticas que defendiam uma maior autonomia na área econômica por parte do Estado brasileiro. O objetivo deste trabalho é analisar como se deu a inserção da economia brasileira durante o período em que país foi governado por esses dois presidentes. As ferramentas que foram utilizadas para dar base às argumentações foram: contextualização histórica, explanação de conceitos, interpretação de dados sobre a internacionalização de empresas brasileiras e abertura econômica. É possível observar os avanços que nos governos de Cardoso o Brasil experimentou: estabilidade econômica, integração regional e internacionalização de empresas, contudo essa forma de inserção internacional não conseguiu trazer um desenvolvimento satisfatório para o país, pois retirou a função do Estado na área do desenvolvimento. Nos governos de Lula o Estado brasileiro volta a ter a sua função no processo decisório, criando mecanismos que visavam o desenvolvimento e o fortalecimento da economia nacional.
Descrição: BRAINER, V. S. A inserção internacional da economia brasileira durante os Governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva (1995-2010). 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28060
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vinícius Souza BrainerTcc - Vinícius Souza Brainer789.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito154.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.