Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28062
Título: Um olhar para as práticas pedagógicas de professores de Química sobre o ensino remoto emergencial no município de Queimadas - PB
Autor(es): Conceição, Izabel Cristina da
Palavras-chave: Ensino de Química
Didática
Tecnologias educacionais
Ensino remoto
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: O ensino remoto caiu de paraquedas no mundo como resultado de uma pandemia viral devastadora. Uma doença que influenciou negativamente a economia, e a saúde, bem como a educação, também ponderou o ensino de Química nesse novo contexto. No novo modelo de aprendizagem, tal ensino se tornou mais desafiador pelo fato de o mesmo possuir uma linguagem própria, específica. Para minimizar as dificuldades dos alunos neste novo tipo de ensino, o remoto, os professores de Química, como de todas as outras disciplinas, tiveram que se reinventar para auxiliar os estudantes na nova aprendizagem. A reinvenção veio por meio das tecnologias. Hoje, são elas a âncora do ensino – aprendizagem. Apesar de muitas já fazerem parte do cotidiano pessoal e escolar, nunca se observou tanta importância e utilização das mesmas. Os ambientes virtuais, a exemplo do AVA e algumas plataformas digitais como o Google Classroom e o Google Meet são algumas tecnologias utilizadas por professores que estão auxiliando toda a comunidade escolar. São recursos tecnológicos que tem proporcionado uma aprendizagem interativa, visto que, os livros didáticos, para o ensino remoto não são suficientes. Nesse sentido, este trabalho buscou identificar as práticas pedagógicas dos professores de Química, no contexto da pandemia cujo lócus foi uma escola pública e privada da cidade de Queimadas. Para a realização da pesquisa qualitativa, deste estudo de caso com caráter exploratório, utilizou-se de um questionário semiestruturado via Google forms. A amostra contou com 2 professores do ensino médio, os quais aceitaram participar voluntariamente da pesquisa e contribuíram de forma significativa. A partir da análise dos dados concluímos que as práticas pedagógicas, a formação de professores e, sobretudo o uso das tecnologias no ensino, no contexto da pandemia, contribuíram de forma muito expressiva para aprendizagem, embora segundo um dos docentes, o ensino remoto nunca se comparará ao presencial. Mesmo com a adoção de práticas pedagógicas, fatores determinantes no presente contexto, nem sempre o professor atinge o aluno como gostaria, de acordo com um dos participantes. Palavras – Chave: Ensino de Química. Tecnologias Educacionais. Didática. Ensino Remoto.
Descrição: CONCEIÇÃO, Izabel Cristina da. Um olhar para as práticas pedagógicas de professores de Química sobre o ensino remoto emergencial no município de Queimadas - PB. 2021. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28062
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izabel Cristina da Conceição.pdfPDF - Izabel Cristina da Conceição1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de Depósito204.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.