Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28067
Título: Análise do estilo de vida de técnicos administrativos de uma instituição pública de ensino superior de Campina Grande – PB
Autor(es): Souza, Renata Tomaz de Araújo
Palavras-chave: Educação em saúde
Saúde do trabalhador
Estilo de vida
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: O estilo de vida é definido como o conjunto de ações do cotidiano, que representam a forma de proceder perante as situações, os valores e oportunidades das pessoas, e influenciam na saúde dos indivíduos. Com o passar dos anos, o padrão do estilo de vida do ser humano tem se modificado de maneira muito evidente, caracterizando-se por uma vida agitada, muitas atividades a serem realizadas, incluindo o trabalho e estudos, exigindo maior concentração e propiciando um grau de estresse elevado. Portanto, acredita-se que uma alimentação equilibrada e variada, prática regular de atividade física, relacionamentos sociais bem estruturados, preservação de hábitos preventivos e o controle do estresse sejam indicadores individuais relevantes para a manutenção de um estilo de vida saudável e harmonizado. O objetivo do estudo realizado foi analisar o estilo de vida de técnicos administrativos de uma instituição pública de ensino superior de Campina Grande - PB, através de um estudo descritivo transversal, com abordagem quantitativa e uso do instrumento Pentáculo do Bem Estar de Nahas, Barros e Francalacci. Os resultados evidenciaram que os componentes Comportamento Preventivo e Relacionamento Social se mostraram satisfatórios, entretanto, é preciso melhorar os componentes Nutrição, Atividade Física e Relacionamento Social. Através dos dados coletados, foi possível concluir que os técnicos administrativos possuem estilo de vida satisfatório, todavia, sugere medidas de prevenção e promoção de saúde, além de práticas intervencionistas, a fim de modificarem comportamentos que prejudicam sua qualidade de vida e atividades do cotidiano.
Descrição: SOUZA, Renata Tomaz de Araújo. Análise do estilo de vida de técnicos administrativos de uma instituição pública de ensino superior de Campina Grande – PB. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28067
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Renata Tomaz de Araújo Souza.pdfTCC - Renata Tomaz de Araújo Souza833.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.