Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2806
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Sidinea Cordeiro Alves-
dc.date.accessioned2013-12-12T18:05:16Z-
dc.date.available2013-12-12T18:05:16Z-
dc.date.issued2013-12-12-
dc.identifier.otherCDD 370.71-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2806-
dc.descriptionARAÚJO, Sidinea Cordeiro Alves. Observação da prática pedagógica de um professor de geografia. 2011. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractO referido trabalho pretende analisar e compreender como as tendências pedagógicas e a formação do professor influenciam no pensar e no agir dos professores na sua prática e na relação professor-aluno. A pesquisa feita nesse trabalho foi realizada com um professor de Geografia em turmas do ensino fundamental II de uma escola pública da cidade de São Vicente do Seridó-PB.Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário com perguntas pré elaboradas e a observação das aulas do professor.Os dados obtidos foram relacionados com as teorias de autores nessa área.Desse modo verificou-se que as ações do professor não são lineares no que se refere as tendências pedagógicas,pois o mesmo utiliza uma abordagem tradicional quando se comporta como transmissor do conhecimento em alguns momentos e em outro ele demonstra um idéia transformadora ,seguindo a linha de Paulo Freire,quando direciona o aluno a uma prática reflexiva na construção do conhecimento.Este trabalho trata da relação teoria e prática na sala de aula de um professor de Geografia observando como ele relaciona as tendências pedagógicas com sua prática, bem como, sua formação inicial e continuada podem contribuir na ação do professor e no processo ensino aprendizagem. Nesse sentido, a prática relacionada aos conceitos teóricos para propiciar um processo de que valoriza o ensino aprendizagem considerando as realidades educacionais e sociais dos alunos. Palavraspt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Laércia Maria Bertulino de Medeirospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTendências pedagógicaspt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleObservação da prática pedagógica de um professor de geografiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sidinea Cordeiro Alves Araújo.pdfSidinea Cordeiro Alves Araújo393.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.