Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28076
Título: A contabilidade pública como instrumento relevante para tomada de decisão do gestor público durante a pandemia Covid-19
Autor(es): Nascimento, Daniel Pamplona do
Palavras-chave: Administração Pública
Conhecimento contábil
Transparência de informações
Contas Públicas
Data do documento: 14-Nov-2022
Resumo: O artigo em questão tem como intuito identificar a relevância e o papel da contabilidade pública como instrumento decisório junto ao gestor público no contexto da pandemia de covid-19 aliado à disseminação do conhecimento contábil e da administração pública voltada para a prática como instrumento de controle social. Partindo desta premissa, tem-se que o contexto da pandemia tornou-se desafiador para o agente público, uma vez que foram liberados recursos extraorçamentários para diversos estados a fim de solucionar e prestar um serviço de saúde digno à população. Contudo o que se identificou em vários momentos foram entraves e gargalos nas contas públicas sendo necessário um processo de auditoria e levantamento dos recursos oriundos do governo federal e suas aplicações. Logo, este artigo propõe uma reflexão acerca da atuação do gestor público contábil através de seu conhecimento, sobre como os cidadãos precisam estar atentos às contas públicas através da evidenciação e transparência de informações do Estado para que possam cobrar junto aos órgãos competentes processos de melhoria e segurança na qualidade do serviço público prestado. Com isso, os resultados confirmaram que uma contabilidade eficaz e o domínio de conhecimento por parte dos agentes públicos, são transformadores sociais, pois a população passa a ter a cultura de saber identificar as contas públicas e saber o destino que está sendo direcionado cada recurso aplicado.
Descrição: NASCIMENTO, Daniel Pamplona do. A contabilidade pública como instrumento relevante para tomada de decisão do gestor público durante a pandemia covid-19. 2022. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - João Pessoa , 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28076
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel Pamplona do Nascimento.pdfPDF - Daniel Pamplona do Nascimento181.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito214.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.