Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28084
Título: Cooperação técnica internacional: uma análise sobre o programa piloto para proteção das florestas tropicais do Brasil (1992-2009)
Autor(es): Guimarães, Beatriz Lucena de Farias
Palavras-chave: Cooperação internacional
Meio ambiente
Brasil
Programa Piloto do Grupo dos 7 - PPG7
Data do documento: 22-Nov-2022
Resumo: O Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (1992-2009) foi uma iniciativa do Governo do Brasil em conjunto com o Grupo dos Sete (G7) para proteger e fazer uso sustentável da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica. O presente trabalho busca analisar a cooperação técnica que levou a criação do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil, bem como a relevância do referido programa na preservação do meio ambiente brasileiro. À vista disso, a pesquisa é qualitativa, com natureza básica e nos, objetivos, exploratória, pois tem como finalidade gerar maior conhecimento sobre o Programa Piloto, seus resultados e sua importância. Nos procedimentos é uma pesquisa bibliográfica e documental. Ao longo do trabalho, apesar de apresentar limitações, observou-se que o Programa Piloto foi responsável por criar importantes políticas públicas para o meio ambiente no Brasil, além de ter gerado grandes resultados para as comunidades da Amazônia, evidenciando que é possível construir uma parceria internacional para a causa ambiental.
Descrição: GUIMARÃES, B. L. de F. Cooperação técnica internacional: uma análise sobre o programa piloto para proteção das florestas tropicais do Brasil (1992-2009). 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28084
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Beatriz Lucena de Farias GuimarãesTCC - Beatriz Lucena de Farias Guimaraes.pdf414.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito.pdf209.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.