Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28085
Título: A governança global como instrumento do uso pacífico do espaço sideral: uma análise da estratégia espacial chinesa
Autor(es): Brito, Sibelle Nogueira de
Palavras-chave: Corrida espacial
Programa Espacial Chinês
Estratégia espacial chinesa
Governança global espacial
Data do documento: 18-Nov-2022
Resumo: O presente trabalho tem como objeto o uso regulamentado da Governança Global Espacial, apresentando-a como instrumento de paz para o uso pacifico do espaço sideral nas atividades técnicas, científicas, socioeconômicas, industriais privadas e militares de segurança dos Estados. Metodologicamente, optou-se pela realização de um estudo de caso de modo a analisar o desenvolvimento do programa espacial chinês, a partir da investigação de sua postura histórica e de sua política independente, uma vez que tais recursos elevaram sua capacidade de zelar pela soberania nacional. Desse modo, focou-se na participação chinesa na construção da Governança Global Espacial a partir de seu apoio ou dispensa em meio às tomadas de decisões e ratificações dentro dos tratados da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os princípios que regem as atividades de exploração e uso do espaço sideral, analisando em específico o caso do Tratado da Lua de 1999. Destarte, a pesquisa buscou responder o seguinte questionamento: De que forma a estratégia da China, por meio de seu programa espacial, demonstra utilizar a governança global como uso pacífico do espaço sideral? A hipótese é que o programa espacial chinês direciona seus esforços de demonstração de um desenvolvimento pacífico por meio da participação ativa nos tratados da ONU sobre os princípios que regem as atividades de exploração e uso do espaço sideral. Os resultados da pesquisa apontam para uma estratégia espacial chinesa consistente, a partir de sua participação ativa na Governança Global em todos os instrumentos de aceitação, por meio de sua ratificação em acordos para manter o espaço para propósitos e fins pacíficos como questão prioritária. Em destaque, apenas sua não ratificação no Tratado da Lua, bem como a não aceitação do acordo no ambiente internacional, caracterizado por suas abrangentes falhas de não atender os anseios dos países. Por fim, foi apresentada uma possível saída através de reuniões atuais promovidas pela ONU, a fim de modular o Tratado citado para sua aceitação na comunidade internacional, com o intuito de resgatar a importância do espaço e corpos celestes como assunto de interesse e segurança a todos os países.
Descrição: BRITO, S. N. de. A governança global como instrumento do uso pacífico do espaço sideral: uma análise da estratégia espacial chinesa. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28085
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sibelle Nogueira de BritoTCC - Sibelle Nogueira de Brito3.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito349.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.