Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28092
Título: Desempenho de frangos caipiras alimentados com ração contendo moringa (Moringa Oleifera Lam)
Autor(es): Martins, Marvin Luan Nogueira
Palavras-chave: Avicultura
Alimentos alternativo
Data do documento: 2-Dez-2022
Resumo: A moringa (Moringa oleífera Lam) apresenta características que a tornam uma potencial candidata a ser usada como alimento alternativo na alimentação de aves, tais como bom teor de proteína, minerais e vitaminas. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de frangos caipiras alimentados com ração contendo farelo das folhas de moringa no semiárido paraibano. O experimento foi conduzido no Setor de Avicultura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus-IV, Catolé do Rocha-PB. Foram utilizados 60 frangos de linhagem específica para produção caipira, sendo 30 frangos caipiras submetidos à ração sem moringa e 30 frangos caipiras alimentados com ração contendo moringa. Não houve diferença significativa entre os consumos de ração quantificados a cada 15 dias e durante todo período experimental. Não foi observado diferença significativa para a conversão alimentar e rendimento de carcaça. Houve diferença significativa para o ganho de peso diário, em que os frangos caipiras alimentados com a ração sem o farelo das folhas de moringa apresentaram maior média. Ao avaliar o desempenho por idade, o peso vivo, o ganho de peso diário e a conversão alimentar ficaram próximos até os 75 dias de idade dos frangos caipiras. A margem bruta ficou muito próxima com diferença superior de apenas 4,34% para os frangos alimentados com a ração sem moringa, evidenciando que a inclusão do farelo das folhas de moringa pode ser uma alternativa viável para frangos caipiras.
Descrição: MARTINS, Marvin Luan Nogueira. Desempenho de frangos caipiras alimentados com ração contendo moringa (Moringa Oleifera Lam). 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28092
Aparece nas coleções:65 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marvin Luan Nogueira MartinsPDF - Marvin Luan Nogueira Martins1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito841.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.