Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28099
Título: O feminismo em Salomé de Oscar Wilde
Autor(es): Silva, Edinete Antonio Lopes da
Palavras-chave: Oscar Wilde
Salomé
Marginalização feminina
Data do documento: 26-Jul-2022
Resumo: O mito bíblico de Salomé, retratado, primeiramente, nos evangellhos de São Marcos e São Mateus, gira em torno da filha de Herodíades, que levaria à decapitação de João Batista. O mito aborda a história de Salomé, princesa da Judéia, que, incentivada por sua mãe, realiza a dança dos sete véus para seu padrasto Herodes e recebe como prêmio, pelo espetáculo, a cabeça do profeta João batista. Paralelamente a essa narrativa, destacamos a peça Salomé, de Oscar Wilde, escrita no final do século XIX, na qual a princesa em questão possui um caráter perveso, sendo representada como um mulher má, diábólica e fatal. Partindo desse contexto, por meio de uma pesquisa bibliográfica, este trabalho analisou a representação de Salomé, diante da marginalização feminina na peça homônima, publicada por Oscar Wilde em 1891. Portanto, para realização desta pesquisa, foi necessária a contribuição de autores, como: Morais (2012), Monteiro (1998), Pereira (2014), Souza (2015) Pallotini (1989) e Prado et al. (1968), que constituíram o corpus deste trabalho, nos ajudando a analisar que, ao longo da história, a figurativização cultural do feminino se estruturou como representação diabolizada. Além disso, as mulheres tiveram, por muito tempo, suas vozes silenciadas, mediante uma sociedade utilitária e opressora.
Descrição: SILVA, E. A. L. da. O feminismo em Salomé, de Oscar Wilde. 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28099
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edinete Antonio Lopes da SilvaPDF - Edinete Antonio Lopes da Silva453.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito62.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.