Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2810
Título: Impactos socioeconômicos no município de Queimadas/PB
Autor(es): Xavier, Maurício da Silva
Palavras-chave: Desenvolvimento Econômico
Município de Queimadas/PB
Desertificação
Sustentabilidades
Potencialidades
Data do documento: 12-Dez-2013
Resumo: O município de Queimadas vem experimentando desde a sua emancipação, em 14 de dezembro de 1961, um notável desenvolvimento econômico, além de transformações tanto no seu espaço rural como uma reorganização do espaço urbano. Assim, o presente trabalho objetiva compreender os impactos socioeconômicos ocorridos no município desde sua fundação, enfatizando os ganhos econômicos que puderam ser constatados, como também as transformações ambientais acarretadas na zona rural e urbana. Este trabalho foi pautado a partir do seguinte encaminhamento metodológico: levantamento e revisão de referenciais teóricos que tratam sobre a história do município e ainda sobre os impactos econômicos e ambientais desencadeados a partir da apropriação não planejada dos recursos naturais existentes. A coleta de dados socioeconômicos junto à Prefeitura Municipal de Queimadas, EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável) Comunidade Ativa e também, junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Anuários da Paraíba e Sindicato Rural, utilizando dados censitários e também aqueles relacionados ao perfil socioeconômico do município em estudo. Participação direta nas Associações Rurais e Urbanas existentes no município através do DLIS (Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável), e conversas informais com os Presidentes das Associações Rurais e vigilância sanitária e saúde pública, objetivando aglutinar o maior número possível de informação para uma melhor apresentação desse trabalho. Este trabalho abordará a importância do Município de Queimadas, no aspecto socioeconômico para a micro-região de Campina Grande e adjacências, nas três últimas décadas e a sua importância para o desenvolvimento econômico do Estado da Paraíba, bem como da falta de investimentos por parte das instituições governamentais, com políticas públicas capaz de desenvolver Queimadas e Região.
Descrição: XAVIER, Maurício da Silva. Impactos socioeconômicos no município de Queimadas/PB. 2011. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2810
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maurício da Silva Xavier.pdfMaurício da Silva Xavier10.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.