Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28100
Título: Para além do dia do índio uma abordagem da cultura Indígena na educação básica
Autor(es): Lima, Lucas Pereira de
Palavras-chave: História
Povos originários
Diversidade
Resistência
Data do documento: 21-Nov-2022
Resumo: O presente trabalho ressalta a relevância dos povos originários no ensino de história na educação básica, fundamentando-se na perspectiva de ampliar a visibilidade da diversidade étnico-cultural e suas resistências desde o período colonial brasileiro, assim, mostra o conjunto das identidades e diversidades indígenas existentes no Brasil, valoriza e discute as visões estereotipadas ainda presentes no livro didático. Para tanto, analisa-se o livro didático do ensino médio, sobretudo, as representações dos povos originários, e propõe um plano de ensino, com o propósito de ir além do “dia do índio”. Como subsídio para esta pesquisa utilizaram-se artigos e revistas científicas, além de análises de iconografias e músicas, e na sequência se estabeleceu um diálogo com alguns autores(as) que discutem sobre tal temática, a exemplo de Kayapó e Brito (2014),Guajajara (2019), Zoia e Periolli (2010), Luciano (2006), entre outros. Esse estudo traz uma visão crítica acerca da história dos povos originários e contribui significativamente com a superação dos estereótipos ainda recorrentes no livro didático de História, o que impossibilita o respeito a sua pluralidade cultural.
Descrição: LIMA, L. P. de. Para além do dia do índio uma abordagem da cultura Indígena na educação básica. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28100
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Pereira de LimaPDF - Lucas Pereira de Lima2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito68.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.