Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Iara de Fátima Costa da-
dc.date.accessioned2022-12-05T10:51:34Z-
dc.date.available2022-12-05T10:51:34Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.otherCDD 370.111-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28101-
dc.descriptionSILVA. I. de F. C. Desenvolvimento da primeira infância em tempos de pandemia da Covid-19: uma análise da percepção dos/as professores/as da creche do município de Lagoa de Dentro - PB. 2022. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos/as professores/as acerca do desenvolvimento das crianças na fase da primeira infância, durante o período da pandemia da COVID-19. Como aporte teórico, recorremos aos teóricos da psicologia do desenvolvimento que se debruçaram sobre esse tema, mais especificamente as elaborações teóricas de Henri Wallon, um dos precursores da psicologia do desenvolvimento, cujo objeto de estudo enfatiza a integração das áreas motora, afetiva e cognitiva no desenvolvimento da criança, elencando o movimento, a afetividade e a cognição como uma tríade fundamental para a busca da compreensão do Eu, da personalidade, bem como, a do ser humano como um ser geneticamente social. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo de caráter qualitativo e utilizamos como método a revisão literária e a entrevista de caráter semiestruturado com roteiro previamente elaborado com treze questões abertas. A pesquisa teve como participantes as cinco professoras que trabalham na creche do município de Lagoa de Dentro-PB. Em nossas análises, identificamos que o ensino remoto no contexto pandêmico foi marcado por fragilidades e limitações, repercutindo negativamente no desenvolvimento da motricidade, cognição e afetividade das crianças matriculadas na creche. O estudo aponta também que houve negligência por parte dos pais que muitas vezes se omitiam em ajudar os filhos a desenvolverem as atividades enviadas pelos/as docentes. Parece-nos que as estratégias offlines viabilizadas, ao utilizar métodos tradicionais que não instigavam a ludicidade, prejudicaram a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Assim, podemos concluir que, as novas formas de ensinar que surgiram nesse período, não foram capazes de produzir novas formas de aprender.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Joana Dar'k Costapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrimeira infânciapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleDesenvolvimento da primeira infância em tempos de pandemia da Covid-19: uma análise da percepção dos/as professores/as da creche do município de Lagoa de Dentro - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iara de Fátima Costa da SilvaPDF - Iara de Fátima Costa da Silva656.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito545.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.