Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28102
Título: Empreendedorismo da mulher negra na cidade de Mato Grosso - PB: a possibilidade do empreendedorismo como forma de desenvolvimento social
Autor(es): Lima, Edimá Ferreira da Silva
Palavras-chave: Empreendedorismo feminino
Mercado de trabalho
Desigualdade social
Mulher negra
Data do documento: 23-Mar-2022
Resumo: As mulheres negras são historicamente um dos grupos sociais que mais sofrem com o racismo e a injustiça social, elas são a parcela mais pobre da população e tem muita dificuldade de conseguir oportunidade no mercado de trabalho, nesse contexto o empreendedorismo pode se mostrar como uma ferramenta de inclusão social e de promoção da igualdade de oportunidades e racial. Muito se fala sobre empreendedorismo, porém o empreendedorismo negro ainda é pouco estudado, portanto pesquisas que façam o recorte de raça e gênero se fazem muito necessárias, pois traz à luz das ciências sociais em especial a Administração, temas pouco debatidos na academia, de modo a enriquecer ainda mais o debate acadêmico, o trabalho trata do tema sob um prisma diferente, tendo no debate, teóricos como Ângela Davis que fala dos papéis desempenhados pelas mulheres negras na sociedade inclusive como sendo as pioneiras no trabalho fora de casa e Nogueira que fala do empreendedorismo afro, e afirma que essa modalidade é de grande importância para as pessoas negras e sua ascensão social. Esse trabalho visa como objetivo geral: conhecer o universo de trabalho das mulheres negras empreendedoras da cidade de Mato Grosso – PB. Objetivos específicos: delinear o perfil socioeconômico; compreender as suas motivações para empreender; identificar quais os desafios (ou dificuldades) que elas enfrentam na sua jornada. A pesquisa pode ser denominada: de análise qualitativa com caráter explicativa, visto que procura entender a fundo a ocorrência dos fenômenos, foi realizada através de entrevistas de roteiro semiestruturado com 6 empreendedoras autodeclaradas negras da cidade de Mato Grosso, Paraíba, para a realização da entrevista foi utilizada a oralidade, e as respostas transcritas no instrumental da entrevista, feitas no local dos negócios através de telefone. Através do estudo foi possível compreender que embora o empreendedorismo de pessoas negras esteja em ascensão, ele ainda acontece por falta de oportunidade e que a informalidade, baixo rendimento e pouca tecnologia, ainda são algumas das suas principais características.
Descrição: LIMA, E. F. S. Empreendedorismo da mulher negra na cidade de Mato Grosso – PB: a possibilidade do empreendedorismo como forma de desenvolvimento social. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28102
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Edima Ferreira da Silva LimaTCC - Edima Ferreira da Silva Lima1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.