Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28111
Título: Internet das coisas aplicada na educação e os perigos na falta de segurança dos seus dispositivos: uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Barboza, Daniel Dantas
Palavras-chave: Internet das coisas
Segurança da informação
Ferramentas tecnológicas
Ambiente escolar
Data do documento: 10-Nov-2022
Resumo: Contexto: Com a evolução da tecnologia, o ambiente escolar vem sofrendo modificações para se adaptar ao mundo moderno, e após um período pandêmico, se fez necessário olhar ainda mais para ferramentas tecnológicas e novos conceitos da tecnologia, pois por meio delas podemos desenvolver novas formas de aprendizagem e melhorar a qualidade de ensino. A Internet das Coisas (do inglês Internet of Things - IoT) pode modificar a forma atual de ensino e tornar o processo mais eficiente, porém é necessário cuidados na aplicação dessa tecnologia uma vez que o ambiente pode sofrer ataques caso não seja aplicado de forma adequada, priorizando a segurança. Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) da IoT quando aplicada na educação e apresentar os perigos na falta de segurança dos dispositivos conectados além de apresentar a importância de manter um ambiente seguro a fim de evitar ataques que podem expor informações importantes que deveriam estar protegidas. Metodologia: Foi utilizado a RSL, pois é uma metodologia que propõe a realização de buscas por estudos, visando a cobertura de estudos consistentes e publicações adequadas sobre um determinado tema, assim sendo um método justo e não tendencioso. Por meio desta RSL, foram utilizados o Google Acadêmico e Scielo como base de dados com estudos entre o período de 2007 até 2022, na qual foram analisadas 7 publicações relevantes. Resultados: Como resultado, foram investigadas as diferentes publicações buscando encontrar os perigos na falta de segurança dos dispositivos IoT para que possamos ter cuidado ao aplicá-la no contexto educacional e saber sobre sua importância, contribuindo para futuras pesquisas relacionadas ao tema.
Descrição: BARBOZA, D. D. Internet das coisas aplicada na educação e os perigos na falta de segurança dos seus dispositivos: uma revisão sistemática da literatura. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28111
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Daniel Dantas BarbozaTCC - Daniel Dantas Barboza847.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito120.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.