Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28129
Título: As relações internacionais no Egito antigo: uma análise do tratado de Kadesh (1300-1275 a. C.)
Autor(es): Dantas, Nara Riana Medeiros
Palavras-chave: Relações Internacionais
Oriente Médio
Egito antigo
Tratado de Kadesh
Data do documento: 28-Nov-2022
Resumo: O presente artigo traz uma apresentação sobre como funcionavam as relações internacionais no Egito Antigo, em meio ao governo do faraó Ramsés II e ao Sistema Amarniano. O objetivo do estudo se pauta em identificar no Tratado de Kadesh a estreia de um sistema convencional de tratados nunca antes estabelecido. A partir da análise do mencionado tratado, revelou-se sua eficácia no que tange a consolidação de relações diplomáticas entre o Egito e o Hatti, os dois Estados antes inimigos. Em sua metodologia, trata-se de uma revisão bibliográfica dos principais artigos, obras e teses que abordam o tema e de caráter qualitativo. Isto posto, a pesquisa identificou que o Tratado de Kadesh iniciou um Sistema convencional de tratados já na Antiguidade, e que suas cláusulas possuem extrema importância na evolução do Direito Internacional Público. Ademais, observou-se que há uma incipiente negligência na literatura clássica, no que tange a importância dos tratados da antiguidade para a literatura do Direito Internacional e da História das Relações Internacionais.
Descrição: DANTAS, N. R. M. As Relações Internacionais no Egito antigo. uma análise do tratado de Kadesh (1300-1275 a.C.). 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28129
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Nara Riana Medeiros DantasTCC-Nara Riana Medeiros Dantas1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de depósito229.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.