Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28130
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Dyego Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-06T17:59:08Z | - |
dc.date.available | 2022-12-06T17:59:08Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28130 | - |
dc.description | FERREIRA, Dyego. O Uso das Tecnologias Digitais Pelo Professor de Geografia durante a Pandemia de COVID-19 na E.M.I.E.F. Major José Barbosa Monteiro no Município de Ingá/Pb. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A utilização das tecnologias para o ensino de Geografia já era algo presente na educação, porém com o advento da crise sanitária acometida pela COVID-19, e consequentemente pelas medidas de segurança no que diz respeito ao distanciamento social, os governos estabeleceram medidas através de decretos e portarias para coibir a proliferação do vírus. Nesse contexto, as escolas de todos os Estados do país passaram a mudar a sua forma de ensino, do presencial para o virtual, sendo assim, fomentou o uso das tecnologias no ensino de Geografia. Como ferramentas pedagógicas os aparelhos eletrônicos e os softwares passaram a grandes aliados no desenvolvimento da práxis pedagógica. Sendo assim, o presente estudo enfoca o uso das tecnologias para aprendizagem da Geografia e assim com o objetivo de analisar quais meios e recursos tecnológicos o professor se utilizou para desenvolver seu trabalho remoto em tempos de pandemia. Apresenta-se o ensino da Geografia no contexto pandêmico, relação educação e tecnologia e ensino de Geografia no município de Ingá/PB, envolvendo três professores do ensino fundamental atuantes nesse munícipio. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa empírica, apoiada em um levantamento na base de dados através de um questionário elaborado no Google Forms, buscando-se evidenciar o uso das tecnologias em sala de aula pelo professor. Os dados apresentados em gráficos, com tratamento de estatística simples. Os resultados revelaram que existem diferentes tecnologias utilizadas no ensino de Geografia, notadamente os dispositivos móveis e seus aplicativos conectados à internet, como o Google Meet e o WhatsApp. A pesquisa analisada indica que o uso efetivo de novas tecnologias aprimora as habilidades e aprendizado da disciplina de Geografia dos alunos e estimula uma maior interação entre eles. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Ms. Faustino Moura Neto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Informacionais | pt_BR |
dc.subject | Pandemia COVID 19 | pt_BR |
dc.title | O Uso das Tecnologias Digitais Pelo Professor de Geografia durante a Pandemia de COVID-19 na E.M.I.E.F. Major José Barbosa Monteiro no Município de Ingá/Pb | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Dyego Ferreira da Silva.pdf | PDF - Dyego Ferreira da Silva.pdf | 511.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 106.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.